História, perguntado por esterjustin10, 1 ano atrás

Um resumo sobre oligarquia​


mariaeduarda15614518: você quer um Resumo da República Oligárquica ?
esterjustin10: simm

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaeduarda15614518
18

Após o ano de 1894, período de governo do Marechal Floriano Peixoto – sucessor de Deodoro da Fonseca -, instaurou-se um novo ciclo da história política brasileira, conhecido como República Oligárquica. A palavra “oligarquia” é conhecida como uma forma política em que o poder se concentra nas mãos de poucos, considerados os mais poderosos.

Mesmo com a passagem do Império para a República, o poder se mantinha centrado longe do povo. O caráter agrário, latifundiário e exportador do Brasil foi agravado durante esse período, em que o país continuava dependente economicamente dos Estados Unidos e de países da Europa.

As classes mais baixas passaram a sofrer com os efeitos do novo modelo político, causado pela supervalorização do café como produto econômico, o que se refletia diretamente no bolso dos consumidores mais pobres.


mariaeduarda15614518: Em 1889, com o fim da República da Espada, o poder político deixou de ser dominado pelos militares e passou para as mãos das grandes oligarquias rurais, que deram origem ao nome República Oligárquica. As principais elites faziam parte das oligarquias cafeeiras, que assumiram o controle completo do país sob o domínio dos cafeicultores paulistas.
mariaeduarda15614518: A oligarquia dos produtores rurais paulistas era a principal força econômica da sociedade brasileira, representada pelo Partido Republicano Paulista (PRP). Suas ideias políticas visavam sempre a proteção de cafeicultores e interesses agrários.
mariaeduarda15614518: O poder político passou por um período de revezamento entre governantes de São Paulo e Minas Gerais, outro estado com forte produção agrícola, principalmente de produtos laticínios. Essa alternância passou a ser conhecida como Política do Café com Leite, em referência aos produtos produzidos nos estados.
mariaeduarda15614518: A principal forma de eleição desses oligarcas era através do voto de cabresto, uma das características do coronelismo, em que os coronéis barganhavam com a população seus votos na eleições. Como a votação acontecia de forma aberta, esses coronéis controlavam os votos dos eleitores, utilizando promessas e até a violência como forma de criar seus “currais eleitorais” e garantir a eleição de seus candidatos.
mariaeduarda15614518: Os coronéis recebiam favores pessoais e dinheiro das oligarquias em troca dos votos de cabresto e das fraudes que tramavam, como usar documentos falsificados para menores de idade e analfabetos votarem, inscrever pessoas mortas como eleitores e até adulterar votos.
mariaeduarda15614518: outra característica da República Oligárquica foi a ascensão e declínio da economia cafeeira. Os produtores de café passaram a investir massivamente no produto, com novas plantações e aumento da produção e mão-de-obra. No entanto, as necessidades de consumo do mercado não eram tão grandes – preços diminuíam e estoques se acumulavam – e foi instaurada uma crise econômica no Brasil, causada pela superprodução.
mariaeduarda15614518: Com a crise, São Paulo como principal centro de produção de café do país, passou a investir em um novo segmento da economia: a indústria. Aos poucos, essa indús¬tria nacional foi conquistando o mercado interno e passou a ser a nova face da economia brasileira. No ano de 1928, pela primeira vez, a renda industrial foi superior a agrícola no Brasil, marcando oficialmente o declínio da era dos cafeicultores.
mariaeduarda15614518: Movimentos Sociais
mariaeduarda15614518: Revolta da Vacina,O Cangaço e a Guerra de Canudos,Revolta da Chibata e Semana de Arte Moderna
Perguntas interessantes