Português, perguntado por ViniOrtiz, 1 ano atrás

Um resumo sobre o livro "Iracema" de José de Alencar.

Soluções para a tarefa

Respondido por Adriele1475
101
" Resumo
O livro Iracema apresenta a história de amor da virgem dos lábios de mel, Iracema, e o primeiro colonizador português do Ceará, Martim, que é um guerreiro branco e amigo dos pitiguaras, índios do litoral.
Martim se perde na mata e é encontrado por Iracema, que o acolhe ao perceber que ele não é nenhum inimigo, assim ela o leva para sua tribo (tribo dos tabajaras), onde é tratado como hóspede. Surge então um amor repentino entre Iracema e Martim.
As tribos tabajaras e pitiguaras eram rivais: os pitiguaras eram amigos dos portugueses e os tabajaras aliados dos franceses. Os tabajaras habitavam o interior e estavam em celebração ao grande chefe Irapuã, que iria comandá-los no combate aos pitiguaras.
O romance se complica porque Martim e Irapuã estão apaixonados por Iracema, então Irapuã tenta matar Martim quando este tenta fugir da aldeia, após saber do combate que está por vir.
Iracema é filha do pajé, guardiã do segredo da jurema e não pode se casar, mas a união dela e de Martim se dá numa noite em que ela se entrega ao português. Assim, Martim decide fugir da fúria de Irapuã e dos tabajaras, mas Iracema se propõe a segui-lo ao encontro de Poti, chefe dos pitiguaras. Nessa fuga são seguidos por Irapuã e os tabajaras, resultando no confronto entre as duas tribos.
Iracema, mesmo abalada com a derrota de seu povo, decide viver com Martim na tribo dos pitiguaras, porém o tempo passa e Martim não demonstra mais tanto interesse por ela. O português sente falta dos seus, embora saiba que é conflitante, pois não pode levar Iracema junto com ele.
Martim, agora chamado pelo nome indígena Coatiabo, participa de vários combates, deixando a esposa muito sozinha. Enquanto isso ela engravida e tem sozinha o filho às margens do rio. Iracema sofre a ausência do esposo, assim definhando de tristeza. Após a morte dela, Martim, seu filho Moacir (nascido do sofrimento de Iracema), e o cão vão embora para Portugal, mas tempos depois voltam e colonizam o Ceará."

Espero ter ajudado!
Respondido por rubensousa5991
0

O exotismo, a diferença entre um imperialista europeu e uma virgem nativa os fascina e faz seus lábios tremerem: "Iracema tinha  lábio trêmulo e sombra molhada". [Os lábios de Iracema tremiam e suas pálpebras estavam molhadas]. Para o leitor moderno, sua paixão segue a velha verdade de que os opostos naturalmente se atraem.

"Iracema" de José de Alencar.

Iracema é um romance publicado pela primeira vez por José de Alencar em 1865. Sua história se passa no estado do Ceará, no nordeste brasileiro, quando os portugueses invadiram as Américas. Edwin John Santana Gard analisa como o romance descreve os primeiros anos da nação brasileira.

Iracema (Anagrama de América) é considerada uma metáfora para o nascimento do estado brasileiro. Alencar foi uma das principais figuras do Romantismo brasileiro, que combinou temas de colonialismo, imigração, embates culturais, guerras contra povos indígenas e imigração.

No Ceará e na capital Fortaleza, a novela de Alencar é assistida com ainda mais respeito patriótico, e estátuas de Iracema e Martim decoram vários lugares das praias de Fortaleza. Estradas, prédios e bairros, lugares e eventos com nomes de personagens de novelas também são comuns na capital cearense.

A história de Alencar emprega padrões previsíveis, mas evita amplamente os clichês românticos. A beleza  e a graça da natureza da anciã virgem Iracema nos são apresentadas através do banho, numa cena de sensualidade batismal onde somos convidados desconfortáveis.


Saiba mais sobre Iracema:https://brainly.com.br/tarefa/124591?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes