Português, perguntado por gege200400, 10 meses atrás

um resumo "A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL"

Soluções para a tarefa

Respondido por brendanicoli7024
1

Resposta:Os professores que atuam na educação superior conhecem bem essa realidade. Recebem do ensino médio alunos que sabem ler, mas que não são capazes de fazer abstrações a partir de textos de média complexidade. Sabem as operações matemáticas básicas, mas falham nas mais elaboradas, como a soma de frações. Por mais que as instituições criem programas de recuperação e nivelamento, não dá para consertar em pouco tempo um problema tão estrutural.

Parece adequado, assim, focar a Educação Básica como solução desse problema. Há, todavia, uma questão mais sistêmica que precisa ser abordada como um todo. Pesquisadores de vários países já demonstraram que o principal fator que interfere na capacidade de aprendizado dos jovens é a qualidade dos estímulos intelectuais que a criança recebe até os sete anos de idade, o que está diretamente relacionado com a escolaridade dos pais. Crianças que crescem em ambientes com diálogos mais elaborados e que participam de atividades intelectualmente mais complexas tornam-se melhores alunos e conseguem aprender mais quando vão para a escola.

Esse assunto foi abordado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, que acompanharam durante 28 anos o desempenho acadêmico de um grupo de indivíduos, desde a infância até a maturidade. O trabalho publicado na revista Parenting: Science and Practice (jan/2015) demonstrou o efeito positivo no fato de mães lerem histórias para as crianças no que se refere ao desenvolvimento da capacidade cognitiva na fase adulta. Em abordagem semelhante, pesquisadores da Universidade de Nova Jersey fizeram a revisão de 38 trabalhos também de longo prazo e a conclusão foi a mesma: a educação na tenra idade produz resultados longos e persistentes para a vida toda.

Explicação:

Perguntas interessantes