Um resuminho sobre infraestrutura energética do Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Dos muitos aspectos relativos à infraestrutura, a energia entra com item fundamental para o investimento em novas empresas, distribuição de renda e melhoria do capital social. Isso ocorre porque a oferta de energia tem impacto direto nas empresas, indústria e para o cidadão.
É a partir da oferta de energia que são planejados desde a instalação, até a permanência e ampliação de uma empresa ou indústria. Em consequência, a oferta de energia impacta sobre a geração de empregos e suporte para os municípios.
No Brasil, a expansão do setor elétrico foi marcante ao fim da década de 1970. O crescimento econômico vivido pelo País impactou na necessidade de aumento da demanda de energia e empresas estatais foram estruturadas para atender a demanda.
A oferta de energia e investimento em infraestrutura econômica foi favorecida pela aplicação de capital externo, que caiu na década seguinte. Foi a partir de 1980 que a maior usina energética do País entra em atuação, a Itaipu.
A gerência elétrica era feita por meio de concessionárias que não mantinham a linearidade no êxito da administração do setor. A consequência era a baixa oferta de energia e limitação do crescimento econômico.
Para tentar solucionar a questão, na década de 1990, o governo federal adotou o modelo inglês de administração do setor, na tentativa de atrair investidores. O caráter de monopólio, contudo, foi mantido na criação do mercado atacadista. O setor é coordenado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).