Um relógio de parede sofreu um aumento no comprimento de seu pêndulo dos segundos, por isso o seu período de oscilação passou a ser dobrado. Se o período inicial era de T, e passou a ser de 2T, qual o nosso valor de L?
Soluções para a tarefa
Resposta:
(2T)² ∝ 2L.
Explicação:
Quando estudamos o conteúdo relacionado à ondulatória, estudamos o MHS (movimento harmônico simples) que trata de oscilações. Se pararmos para pensar, veremos que essa simples brincadeira pode nos auxiliar a entender uma parte do estudo MHS.
Chamamos de Pêndulo Simples o sistema que é composto por um corpo que realiza oscilações preso à extremidade de um fio ideal. As dimensões do corpo são desprezadas quando comparadas ao comprimento do fio.
Conhecidas as forças que atuam sobre um sistema oscilante, podemos calcular o período (T) do movimento através da seguinte equação:
T = 2π√(L/g) (1).
Por essa equação (1) podemos ver que, o período T e o comprimento L, possuem uma relação de proporcionalidade direta, ou seja:
T ∝ √L.
Os outros termos são constantes que geram a igualdade da equação (1). Portanto se dobrarmos o Período T devido ao aumento de comprimento, logo esse aumento também foi o dobro de L.
2T ∝ √2L
ou
(2T)² ∝ 2L.
Resposta:
Não a
Explicação:
Não entendi pois estava escrita com palavras inteligentes,mas dei obrigado pela explicação,então obrigado