Um refeitório registrou as quantidades de refeições, em tonelada, preparadas durante os anos de 2010 a 2014. Dessas quantidades de refeições, a parte que não é consumida pelo público é considerada desperdício. Esse desperdício, observado no mesmo período, também foi registrado. Os dados estão apresentados nos gráficos
Como meta para o ano de 2015, foi estabelecido que o desperdício deve ser reduzido, não devendo ultrapassar o valor dado pela diferença entre a menor quantidade de refeições preparadas em um dos anos observados e a maior quantidade de desperdício registrada em algum desses anos. O planejamento para 2015 é cumprir a meta de desperdício preparando a mesma quantidade de refeições do ano de 2012.
Para cumprir o planejamento, qual a quantidade mínima de refeições, em tonelada, que deverá ser consumida do ano de 2015?
Soluções para a tarefa
Essa questão envolve a análise gráfica. Para respondê-la, devemos analisar o gráfico e retirar dele os valores que são necessárias para responder a questão.
Primeiramente, devemos determinar a meta de desperdício para o ano de 2015. Para isso, precisamos da diferença entre a menor quantidade de refeições preparadas em um dos anos observados e a maior quantidade de desperdício registrada em algum desses anos. Esses valores são, respectivamente, 400 e 300. Assim, a meta de desperdício será igual a 100 refeições.
Por fim, para determinar o total de refeições feitas, devemos somar a quantidade que será consumida com o previso de desperdício. Uma vez que a quantidade produzida será igual a de 2012, esse valor é 1200. Assim, temos:
ton = 1200 + 100 = 1300
Portanto, devem ser preparadas 1300 toneladas de refeições para atender as metas de 2015.