Física, perguntado por leovda, 1 ano atrás

Um recipiente completamente fechado está cheio de hélio em seu estado natural,a temperatura ambiente e sob pressão de 1 atm.Um estudante,coloca este recipiente sob a chama de um fogã.Podemos afirmar que a transmissão de calor que ocorrerá nas moléculas de hélio é:
a) condução,pois o hélio é sólido em seu estado natural,a temperatura ambiente sob pressão de 1 ATM.
b) convecção ,pois o hélio é líquido em seu estado natural,a temperatura ambiente e sob pressão de 1 ATM
c) condução ,pois o hélio é líquido em seu estado natural,a temperatura ambiente e sob pressão de 1 ATM
d) confecção, pois hélio é gasoso em seu estado natural, a temperatura ambiente e sob pressão de ATM
e) convecção, pois o hélio é sólido em seu estado natura, a temperatura ambiente e sob pressão de 1 ATM

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

d)

Explicação:

Acredito que na letra d) você quis dizer "convecção" ao invés de "confecção".

De fato, o Hélio é gasoso nas condições de temperatura e pressão do problema e a letra d) é a única alternativa com essa informação.

Curiosidade: Associamos, à temperatura de uma substância, certa energia cinética de suas moléculas, isto é, podemos pensar que quanto menor a temperatura, menor o "grau de agitação" das moléculas da substância. Se diminuirmos a temperatura de um gás suficientemente, a atração intermolecular vence a agitação das moléculas, o gás se condensa e muda seu estado de gasoso para líquido. Se diminuirmos ainda mais a temperatura, não só a atração intermolecular vence, como também as moléculas são capazes de formar uma estrutura rígida (chamada de estrutura cristalina) tornando-se um sólido. Essa agitação diminui até à temperatura de zero absoluto, mas não se anula, isto é, existe uma agitação mínima que toda substância tem. Para todas as substâncias, essa agitação mínima não é suficiente para provocar o derretimento. Há apenas uma exceção: o Hélio. Se tirarmos o máximo possível da agitação de suas moléculas, ele não se solidifica (apenas se, simultaneamente, aumentarmos absurdamente a pressão). A temperatura de condensação do Hélio já é baixíssima (em torno de 4K).

Perguntas interessantes