Física, perguntado por Luanamiletres9449, 11 meses atrás

Um rapaz foi encarregado de fixar um espelho plano em um provador de roupas de uma boutique. No entanto, não lhe foi dito a que altura, na parede, o espelho deveria ser fixado. Desejando que os clientes se vissem de corpo inteiro (da cabeça aos pés) no espelho, verificou que a altura do espelho era suficientemente grande, mas, ainda assim, resolveu determinar a menor distância da extremidade inferior do espelho ao solo, para atingir seu objetivo. Para tanto, o rapaz precisaria conhecer, em relação ao solo, apenas a altura (A) do cliente mais alto. (B) até os olhos, do cliente mais alto. (C) do cliente mais baixo. (D) até os olhos, do cliente mais baixo. (E) até a cintura, do cliente mais alto.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
23
Olá, a questão pode ser  resolvida por semelhança de triângulos.

Vamos a supor que a pessoa esteja a uma distância X do espelho, entào imagem dela também estará a uma distância X, então, assim a  distância da pessoa a imagem vai ser = 2X.


Agora, a altura da pessoa vai ser h e  a altura do espelho ao chão k, assim vamos a ter dois triângulos semelhantes (Imagem 1)


Então por semelhança, igualamos os triângulos, e temos:

 \frac{k}{h} = \frac{X}{2X}


k = \frac{h}{2}


O resultado significa que a menor distância  (extremidade inferior do espelho plano em relação ao solo), para que os clientes se vejam da cabeça aos pés, é dada por   \frac{h}{2}   onde h é a altura, até os olhos, do cliente mais baixo (porque a altura do espelho ser a menor possível para todas as alturas), lembrando que a altura era suficientemente grande e por isso ele só vai determinar a menor distância da extremidade inferior do espelho ao solo.


A alternativa correta é:  D- até os olhos, do cliente mais baixo.
Anexos:
Respondido por laurateles2
0

Resposta:

letra D

Explicação:

confia na call (olhei gabarito

Perguntas interessantes