Um químico verifica que certa amostra de um sólido dissolve-se parcialmente numa certa quantidade de álcool. Empregando muita quantidade de álcool, o sólido não se dissolve mais. Em vista desses fatos, estará ele inclinado a acreditar que a amostra é uma mistura ou uma substância pura? Porquê?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Ele adicionou uma maior quantidade de álcool pois esse poderia estar atuando como limitante, ou seja, a pouca quantidade impedia que a substancia fosse completamente dissolvida. Ao adicionar mais álcool e nao ocorrer a dissolução da substancia, ele percebe que é uma mistura pois se não ocorreu a dissolução, nota-se a presença de outro composto que nao reage com o álcool
Respondido por
1
Em vista dos fatos envolvendo o sólido parcialmente dissolvido no álcool, o químico está inclinado a acreditar que a amostra é uma mistura.
Como identificar uma mistura?
O químico acrescentou álcool em abundância ao sistema porque essa substância poderia estar atuando como um limitante, ou seja, uma pequena quantidade impediria a dissolução total da substância.
Quando mais álcool foi adicionado ao sistema e a substância não se dissolveu, ele percebeu que era uma mistura porque a não-dissolução indica a presença de um outro composto, que não reage com o álcool.
Veja um exemplo de reação envolvendo agentes limitantes em: https://brainly.com.br/tarefa/14507629
Anexos:
Perguntas interessantes
Informática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás