Um químico possui em seu laboratório dois frascos com reagentes não identificados que podem ser NaNO3 ou KNO3. Os reagentes em questão são sólidos brancos e solúveis em água. Os dados de solubilidade em água, a 25°C, são apresentados a seguir:
substancia > solubilidade
nano3 > 91,2
kno3 > 36,0
Para resolver o impasse, o químico pode realizar um teste de solubilidade, separando dois béqueres com 100 g de água, a 25°C, identificados como A e B. No teste, ele dissolverá, separadamente em cada béquer,
a) 30g dos solidos, chegando a conclusao de que aquele que apresentar solído no fundo sem se dissolver sera kno3
b) 30g dos solidos, chegando a conclusao de que aquele que apresentar solído no fundo sem se dissolver sera nano3
c) 50g dos solidos, chegando a conclusao de que aquele que apresentar solído no fundo sem se dissolver sera kno3
d) 50g dos solidos, chegando a conclusao de que aquele que apresentar solído no fundo sem se dissolver sera nano3
3) 95g dos solidos, chegando a conclusao de que aquele que apresentar maior quantidade de solido no fundo sem se dissolver será o nano3
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a alternativa C - o técnico deve dissolver 50g de sólido em cada béquer, chegando à conclusão de que aquele que apresentar sólido no fundo sem se dissolver é KNO₃.
As solubilidades dos nitratos de sódio e potássio são, respectivamente, 91,2g/100g H₂O e 36,0g/100g H₂O. Se forem empregados 30g de sal para o teste, não haverá formação de precipitado em nenhum dos dois béqueres, já que 30g é menor do que a solubilidade máxima de cada um dos compostos. Isto elimina as alternativas A e B.
Se forem empregados 95g, valor maior do que as solubilidades máximas dos dois sais, haverá precipitação dos dois, e não será possível diferenciar. Isto elimina a alternativa E.
Ao se empregar 50g de cada sal, espera-se ver a precipitação do KNO₃, já que seu limite de solubilidade é 36g/100g H₂O, mas não a precipitação do NaNO₃, cuja solubilidade é 91,2g/100g H₂O.