Um punhado de areia de argila pegajosa de 10 g é atirado horizontalmente contra um bloco de madeira de 110 g inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal. A argila adere ao bloco. Após o impacto, o bloco desliza 3,0 m antes de parar. Se o coeficiente de atrito entre o bloco e a superfície é 0,30, qual era a velocidade escalar da argila imediatamente antes do impacto? Considere g = 9,8 m/s².
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
- Utilizaremos dois " assuntos " pra a resolução desse problema, inicialmente utilizaremos trabalho e energia e depois utilizaremos qtde de mov p finalizar o problema.
- De cara, "devemos começar pelo fim", ou seja no momento pós-colisão. O punhado de areia e o bloco de madeira estão em movimento logo esse corpo tem energia cinética, que vai ser totalmente "consumida" pelo trabalho da força de atrito, uma vez que frea após 3m.
- Logo, conclui-se que a energia cinética do corpo(bloco+punhado) é igual ao trabalho da força de atrito.
- como o sistema está na horizontal, a normal é igual ao peso do corpo
- Simplificamos a massa nos dois membroa e ficamos com isso:
- dessa forma conclui-se que :
- Agora, por conservação da quantidade de movimento terminaremos o raciocínio.
- Outra maneira de pensar é que se aumentamos a massa em 12 vezes é esperado que a velocidade do novo corpo seja reduzida en 12 vezes; ou seja estaríamos lidando com a velocidade reduzida no primeiro momento da questão.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás