Psicologia, perguntado por yassuowatanabe, 1 ano atrás

Um psicólogo escolar é chamado pelo diretor de uma escola pública, devido às seguintes queixas: uma das turmas do ensino médio tem se manifestado de forma violenta com colegas e professores, destruindo o patrimônio da escola. Qual afirmativa descreve a atuação apropriada do psicólogo?
resposta certa >>A) Analisar o processo de constituição da queixa escolar, referenciando-se em estudo diagnóstico que contemple as práticas dos sujeitos em suas relações com as dimensões social, organizacional e pedagógica que participam do fenômeno da violência escolar.

Soluções para a tarefa

Respondido por laah2
57
Analisar o processo de constituição da queixa escolar, referenciando-se em estudo diagnóstico que contemple as práticas dos sujeitos em suas relações com as dimensões social, organizacional e pedagógica que participam do fenômeno da violência escolar
Respondido por mvdac
1

A atuação apropriada do psicólogo na situação apresentada é "Analisar o processo de constituição da queixa escolar, referenciando-se em estudo diagnóstico que contemple as práticas dos sujeitos em suas relações com as dimensões social, organizacional e pedagógica que participam do fenômeno da violência escolar" (Alternativa A).

Atuação do psicólogo escolar

O psicólogo escolar utiliza os conhecimentos científicos acerca do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial para compreender os processos de aprendizagem dos alunos e, consequentemente, direcionar a equipe pedagógica.

Assim, sua função é contribuir para que os alunos obtenham o melhor aproveitamento possível do ambiente educacional, atuando conjuntamente com a família, com os professores, com a coordenação escolar e com outros funcionários.

Desse modo, a atuação correta do psicólogo escolar na situação apresentada se baseia na análise dos elementos envolvidos na queixa escolar, contemplando as dimensões social, organizacional e pedagógica.

Como você não colocou as alternativas, colocarei elas abaixo:

  • A) Analisar o processo de constituição da queixa escolar, referenciando-se em estudo diagnóstico que contemple as práticas dos sujeitos em suas relações com as dimensões social, organizacional e pedagógica que participam do fenômeno da violência escolar.
  • B) Encaminhar os alunos indisciplinados para atendimento num Centro de Atendimento Psicossocial ou num Núcleo de Atendimento Psicossocial, para intervenção medicamentosa do comportamento agressivo.
  • C) Indicar psicoterapia individual e grupal, dentro ou fora do ambiente escolar, pois as pesquisas indicam que é a intervenção mais bem-sucedida para lidar com a violência na escola.
  • D) Realizar reuniões com familiares, com os jovens envolvidos em atos de violência, em conjunto com o Conselho Tutelar, caso seja necessário intervir juridicamente sobre o caso.
  • E) Realizar um diagnóstico das dimensões social, organizacional, pedagógica, individual, em uma perspectiva dialógica da psicologia jurídica, que oriente o planejamento, a intervenção e avaliação dos resultados.

Aprenda mais sobre Psicologia Escolar:

https://brainly.com.br/tarefa/50635303

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes