. Um próton (carga 1,6.10-19 C) está se movendo em uma região onde existem um campo
magnético e um campo elétrico, ambos uniformes. O campo magnético é ⃗ = (2,50 )̂.
Em um certo instante a velocidade do próton é = (2000 /)̂. Neste instante, em
termos dos vetores unitários, qual é a força que age sobre o próton, se o campo elétrico
é: a) (4,0 / )̂; b) (−4,0 / )̂; c) (a) (4,0 / )̂
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) F = 1,3X10^{-15}kN.
b) F = 1,3X10^{-15}kN.
c) F = 6,0X10^{-19}jN+1,3X10^{-15}kN.
Explicação:
Em física, a força de Lorentz é resultado da superposição da força elétrica proveniente de um campo elétrico E com a força magnética devida a um campo magnético B atuando sobre uma partícula carregada eletricamente que se move no espaço. Tal força é dada pela fórmula:
, nesse caso queremos saber a interação entre o campo elétrico E, campo magnético B e a velocidade do próton v.
A contribuição referente à força magnética () é sempre perpendicular ao campo B e à velocidade v, simultaneamente, conforme dita a regra do produto vetorial.
Vale a pena notar que a força magnética não realiza trabalho, uma vez que é perpendicular ao deslocamento, ou seja, não existe componente de Fm na direção de v. A força magnética altera a direção da velocidade sem alterar o seu módulo. Porém, como a força de Lorentz possui uma componente devida ao campo elétrico, essa, sim, pode realizar trabalho.
a) Substituindo os dados na equação:
.
b) Substituindo os dados na equação:
c) Substituindo os dados na equação:
Observação: a letra a) e a letra b) possuem aproximadamente o mesmo resultado devido a as dimensões dos campos que, o campo elétrico é muito pequeno em relação ao campo magnético nesse contexto, logo o trabalho realizado pelo campo elétrico é quase nulo.
Nota: por falta de mais informações, esse exercício é análogo quando referente ao mesmo exercício proposto aqui para o campo magnético.