Um proprietário de granja de suinocultura pediu para realizar necropsia em um animal encontrado morto em sua granja. O proprietário possuía a granja a quase 1 ano, nunca tinha criado suínos antes, e tinha pouco acesso a informação técnica, a fazenda não possuía nenhum veterinário. Quando adquiriu os animais, disseram que já estavam desvermifugados. Os animais comiam ração e restos de comida (lavagem). Na granja só era separada a maternidade, demais faixas etárias eram juntos, e deixava somente 1 reprodutor solto cobrindo as matrizes. O animal que veio a óbito foi uma fêmea de 2 anos de idade, com 1 parição, ficou apática, extremamente magra, presença de “bichos” brancos nas fezes, e morreu (segundo informação descrita pelo proprietário). Proprietário preocupado com outras matrizes pediu para realizar a necropsia, pois 2 matrizes começaram com os mesmos sintomas. Foi iniciada a necropsia, e abrir a cavidade abdominal e realizar inspeção visual foi encontrado manchas brancas na superfície hepática e o professor ressaltou que era característico de uma doença vista em aula.
Fígado suíno
Assinale a alternativa CORRETA sobre a suspeita diagnostica.
Escolha uma:
a. Possivelmente, a matriz estava com infestação de Ascaris suum, é um nematódio que comumente infesta suínos. O animal com ascaridose crônica apresenta emagrecimento, definhamento, apatia e eliminação dos ovos nas fezes. Pode ser encontrado lesões de pneumonia intersticial crônica, e fibrose hepática, que caracteriza por machas brancas no fígado ou popularmente conhecida como “manchas de leite”. Correto
b.
Possivelmente, a matriz estava com infestação de Strongyloides ransomi, é um nematódio que comumente infesta suínos. O animal apresenta enterite aguda com diarreia aguda, rápido emagrecimento, anorexia, anemia e definhamento.
c. Possivelmente, a matriz estava apresentando cirrose hepática devido ao uso de alimentação inadequada, como comida e/ou cereais mal conservados.
d. Possivelmente, a matriz apresenta tuberculose suína. A doença crônica pode se espelhar para o sistema digestório, acometendo o fígado. A doença tem evolução crônica e pode passar despercebido pra o proprietário.
e. Possivelmente, a matriz estava apresentando Doença de Aujeszky, enfermidade que acomete suínos que promove a formação nódulos hepáticos com conteúdo purulento, o que dá a característica de “mancha de leite”. Inicialmente a doença apresenta sinais clínicos brandos, quase que imperceptível. Com a evolução da doença os sinais clínicos ficam mais severos, e os animais podem vir a óbito.
Resposta correta: letra A, corrigido pelo AVA
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
a) Infestação de Ascaris suum.
Explicação:
Possivelmente, a matriz estava com infestação de Ascaris suum, é um nematódeo que comumente infesta suínos. O animal com ascaridose crônica apresenta emagrecimento, definhamento, apatia e eliminação dos ovos nas fezes. Pode ser encontrado lesões de pneumonia intersticial crônica, e fibrose hepática, que caracteriza por machas brancas no fígado ou popularmente conhecida como “manchas de leite”.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás