Um Projeto de Restauro pode utilizar diferentes métodos para a realizar o cuidadoso trabalho de intervir em uma construção histórica. Arqueologia da Arquitetura é o nome dado a um método utilizado no estudo de edifícios ou conjuntos edificados históricos que entende as construções como a sobreposição de sucessivas transformações. Esse estudo dá origem ao que chamamos de estratificação arquitetônica que é o processo de sobreposição de camadas em um edifício que documentam diferentes atividades construtivas feitas sobre o objeto original. O principal objetivo da análise estratigráfica arquitetônica é o reconhecimento das “cronologias construtivas”, por meio da correlação entre matéria e tempo. Santos, R. Arqueologia da Arquitetura: olhar paredes, ver evidências. Revista de Arqueologia Pública. Campinas, SP. v.9. nº1(11). p. 60-72. Jan - Jun.2015. Considerando o método de análise estratigráfica arquitetônica, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A Arqueologia da Arquitetura auxilia na elaboração da história de um edifício, analisando a construção de um ponto de vista arqueológico. PORQUE II. Esse método permite que o arquiteto restaurador analise a edificação não só sob o ponto de vista de seu estilo e arquitetônico, mas também estratigraficamente, ou seja, de forma a registrar e analisar todos os momentos da sua existência. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
É correto afirmarmos que a arqueologia, bem como a arquitetura são decisivas para o processo de elaboração de um edifício, porque serão essenciais para a estrutura do mesmo, garantindo assim a segurança de todos.
Além disso, o método de realização da construção não apenas engloba termos estéticos. Mas essencialmente, está relacionado com os termos estruturais do mesmo, como por exemplo, a resistência que o local apresenta.
Perguntas interessantes