) Um projétil de brinquedo é arremessado verticalmente para cima, da
beira da sacada de um prédio, com uma velocidade inicial de 20m/s. O projétil sobe
livremente e, ao cair, atinge a calçada do prédio com velocidade igual a 50m/s.
Determine quanto tempo o projétil permaneceu no ar. Adote g = 10m/s² e despreze as
forças dissipativas.
ME AJUDEM POR FAVOR (´;ω;`)
Soluções para a tarefa
Para facilitar, vamos dividir o movimento do projetil em três etapas:
1) Movimento de subida até a altura máxima: O projétil descreve um MRUV retardado, ou seja, sua aceleração (gravidade) tem sentido oposto ao sentido da velocidade.
No ponto mais alto, a velocidade do brinquedo se torna momentaneamente nula, logo, utilizando a função horaria da velocidade no MRUV:
2) Movimento de descida da altura máxima até a altura da sacada: O projétil descreve agora um MRUV acelerado, ou seja, sua aceleração (gravidade) tem sentido o mesmo sentido da velocidade.
Como brinquedo está livre de forças dissipativas, ou seja, não haverá perda de energia, podemos afirmar que ele levará o mesmo tempo que levou para subir até a altura máxima.
Assim, o projétil levará exatos 2 segundos da altura máxima até chegar novamente à altura da sacada. Ainda, sua velocidade nesse ponto será a mesma velocidade inicial com que foi arremessado, 20 m/s.
3) Movimento de descida da altura altura da sacada até o chão: O projétil continuará descrevendo um MRUV acelerado pela gravidade. A velocidade com que inicia esse movimento é de 20 m/s e termina com velocidade de 50 m/s.
Utilizando a função horária das velocidades no MRUV, temos:
Somando o tempo levado em cada etapa descrita acima, termos o tempo total de permanência no ar do projétil: