Português, perguntado por scharolynzimmeou5tny, 1 ano atrás

Um profissional de Letras precisa reconhecer as diversas abordagens para que o aluno desenvolva habilidades competentes sobre sua língua materna. Apesar das divergências pedagógicas, a gramática tradicional ainda faz parte do processo de ensino e aprendizagem, pelo fato de ser ainda considerada artifício de formação eficiente na desenvoltura da fala e da escrita. A respeito da gramática tradicional (ou normativa prescritiva), avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

​I. Esta gramática é a única cabível e aceitável para fazer parte do projeto de ensino da língua materna, pois os alunos não sabem sua própria língua e precisam de uma gramática, tal qual a prescritiva para contextualizar sua realidade histórica, social e cultural.
II. A gramática tradicional prescritiva remonta aos antepassados gregos, romanos e outros povos. Ela era o suporte para se estudar as regras da língua e desenvolver habilidades para falar e escrever de forma clara e racional, fato ainda hoje considerado.
III. Como a gramática tradicional prescritiva se pauta no ensino da língua a partir da concepção do que é certo e do que é errado, podemos classificá-la como um método que prioriza o emprego da variante culta (a língua certa), bem como o menosprezo das demais variações consideradas como erradas.
IV. Em relação à gramática normativa prescritiva, o maior problema que se enfrenta hoje, em relação ao método de ensino da língua, pauta-se no fato de essa gramática desconsiderar as mudanças que ocorrem ao longo do tempo e considerar somente a língua de grandes escritores do passado.
ALTERNATIVAS

Apenas I está correta.


Apenas II está correta.


Apenas I e III estão corretas.


Apenas II, III e IV estão corretas.


I, II, III e IV estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
14

Olá!

Sobre o questionamento anteriormente realizado, podemos afirmar que apenas a alternativa II está correta. Isso ocorre porque nas demais alternativas podemos observar a apresença da ideia do que seria correto e do que é incorreto diante da língua estudada.

É importante ressaltarmos que a língua padrão brasileira é sim a mais solicitada em muitas variadas istuações mas também deve-se lembrar que as demais variedades não são incorretas, apenas diferentes e devem ser respeitadas.

Perguntas interessantes