Biologia, perguntado por FernandaVazz, 4 meses atrás

Um professor querendo testar os conhecimentos sobre transmissão de características hereditárias propôs a seus alunos a seguinte situação: Um cabrito de cor preta (A) foi cruzado com duas cabras (B e C) também pretas. O cruzamento do cabrito A com a cabra B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do cabrito A com a cabra C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?

A cor preta é recessiva, A e C são homozigotos.
A cor preta é recessiva, B e C são heterozigotos.
A cor preta é dominante, A e C são heterozigotos.
A cor preta é dominante, A e C são homozigotos.
A cor preta é dominante, A e B são homozigotos.

Soluções para a tarefa

Respondido por 1ThiagoD
0

Resposta:

A cor preta é dominante, A e C são heterozigotos.

Explicação:

Se os pais eram pretos e o filhote nasceu amarelo, é por que amarelo é recessivo e preto é dominante. Isso aqui talvez pareça confuso, mas tente pensar assim irei dividir em dois casos:

  1. Amarelo é dominante, se amarelo for dominante então o gene do filhote é Aa ou AA, Entretanto considerando que os pais também tem um "A"(pois eles passaram para o filhote) então eles também deveriam ser amarelos.  X ERRADO
  2. Amarelo é recessivo, se amarelo for recessivo então o filhote possuem aa e os pais tem de ser Aa(heterozigotos) e considerando que eles são pretos então o gene preto é dominante em relação ao amarelo.

Considerando que a 1 está errada, então só nos resta a possibilidade 2, ou seja, a cor preta é dominante, A e C são heterozigotos.

Por questão de curiosidade deixarei aqui o mapa genético:

\left\begin{array}{ccc}&A&a\\A&Aa&Aa\\a&Aa&aa\end{array}\right

Espero que tenha entendido!

Perguntas interessantes