Ed. Moral, perguntado por josueviniciusborges, 11 meses atrás

um professor pode obrigar um aluno a ligar a camera em uma aula online?​


slaeunnsei: existe uma lei pra isso?
josueviniciusborges: tbm queria saber
josueviniciusborges: na minha escola eles pararam
josueviniciusborges: mais se eles voltarem eu queria ter leis para contesta los
slaeunnsei: é pq uma professora inventou de fazer um trabalho que é obrigatorio mostrar o rosto, se nn perde ponto, tá td mundo revoltado
josueviniciusborges: a minha fez um trabalho de dia dos pais assim
josueviniciusborges: mais eu falei com elas a n perdi ponto
slaeunnsei: hmm, vou tentar falar kk, obg
chayannelopes09: a escola não pode obrigar o aluno abrir a câmera do celular ou do computador durante a aula online. Mesmo que seja para aferir, por exemplo, em momento de prova, se o aluno está tendo algum acompanhamento ou se tem algum possiblidade de estar colando. Mesmo assim a escola não pode obrigar. Isso é uma invasão de privacidade. Nesse momento em que as famílias estão em casa, não é uma invasão somente na privacidade do aluno, mas é uma invasão da privacidade do lar e dos demais familiares.”
josueviniciusborges: obrigado

Soluções para a tarefa

Respondido por felipepvolpi
435

Explicação:

As escolas não podem obrigar os alunos a ligar a câmera. É proibido professores obrigarem alunos a ligá-las uma vez que é considerado uma invasão de privacidade. O que eles podem fazer é pedir aos alunos para mandarem fotografia daquilo que fizeram durante a aula.


josueviniciusborges: certo, nos ja fazemos isso, porém eles pediam para ter a certeza que estamos prestando atenção, mas ja conversei com eles e permitirão eu ficar com a camera desligada
rebecaneah: mds obg por isso vou mandar pra minha coordenadora
enzoqwerty: existe algum artigo de lei falando disso?
lmalfoy: existe algum artigo de lei afirmando isso?
Respondido por dudamendes1235
271

NUNCA!

Além disso ser uma invasão de privacidade, estamos expondo nossa imagem, nossos familiares e nossa casa.

Veja a fala de uma advogada:

Renata Abalém, advogada sócia do escritório Marco Antonio e Renata Abalém advogados e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/Goiás.

“No meu entendimento, a escola não pode obrigar o aluno abrir a câmera do celular ou do computador durante a aula online. Mesmo que seja para aferir, por exemplo, em momento de prova, se o aluno está tendo algum acompanhamento ou se tem algum possiblidade de estar colando. Mesmo assim a escola não pode obrigar. Isso é uma invasão de privacidade. Nesse momento em que as famílias estão em casa, não é uma invasão somente na privacidade do aluno, mas é uma invasão da privacidade do lar e dos demais familiares.”

(O aluno só é obrigado caso seja necessário para a realização da atividade, como Ed. Física, mas em uma aula de matemática por exemplo não pode ser obrigado.)

Perguntas interessantes