Um professor de física suspende uma bola de boliche ligada por uma corda longa ao teto de um grande anfiteatro usado para conferências. Para ilustrar sua crença na lei da conservação da energia, ele vai para um dos lados do tablado, puxa a bola para esse lado até que ela fique em contato com seu nariz, e a seguir a liberta. A bola oscila ao longo de um grande arco por sobre o tablado, depois retorna e para momentaneamente bem diante do nariz do destemido professor. Contudo, um dia depois da primeira demonstração, ele se distrai ao olhar para um aluno que estava do outro lado do tablado e empurra a bola para um ponto mais além da posição de seu nariz e repete a experiência. Conte o resto dessa história e explique a razão de seu final potencialmente trágico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá!
Podemos compreender que a resposta correta para tal situação é que a tragédia aconteceria de forma certa, haja vista que na física há o que podemos chamar de lei da conservação do movimento, onde o movimento é mantido quando não há forças dissipativas.
Podemos ainda evidenciar que nesse caso o sistema pode ser caracterizado como conservativo, além de fechado, ou ainda, mecanicamente isolado. Logo, a velocidade e massa do corpo dificilmente irá variar.
jacobsoethe:
obrigado!
Perguntas interessantes