Um professor da escola pública queria trabalhar o storyboard e a narrativa audiovisual em
suas aulas de Arte, que ministrava para o 2º ano do Ensino Médio. Deste modo,
questionou-se: como trabalhar o storyboard e a narrativa audiovisual de forma a levar seus
alunos a desenvolver a sua expressão e seu conhecimento sobre o audiovisual?
Soluções para a tarefa
Olá!
Nos últimos anos houve um aumento considerável de pessoas com acesso a recursos audiovisuais, tais como celulares e filmadoras, e, consequentemente, observou-se o surgimento de um novo tipo de expressão, visto que a todo momento o indivíduo carrega consigo uma poderosa ferramenta de informações e imagens.
Desta forma, os recursos audiovisuais influenciam na visão crítica dos estudantes sobre o mundo e favorece que os jovens se apropriem destas ferramentas para expressar suas percepções de forma criativa, já que são inúmeras as suas possibilidades.
O aluno sai de sua posição de mero observador e passa a ser o protagonista de sua história, dando vida e voz aos seus trabalhos que expõem sua trajetória social e cultural, transformando o ambiente a sua volta. Observa-se, então, que os recursos audiovisuais proporcionam um reencantamento em relação a vida quando esta se mostra na frente de um câmera.
O storyboard, por exemplo, apesar de seu texto possuir certa limitação, acaba favorecendo a leitura, pois as imagens contidas nele atraem o olhar do leitor para a obra, além de ajudar na elaboração e discussão de certos problemas apresentados em sala de aula de forma mais dinâmica.
Ressalta-se ainda a importância do trabalho em equipe e da construção de uma narrativa coerente e coesa.
Espero ter ajudado!