ENEM, perguntado por fabioccb6020, 9 meses atrás

Um professor corrige a tarefa escolar feitapor seus alunos. Eles estão sentadosindividualmente em carteiras enfileiradas esão chamados um a um para levar o cadernoaté a mesa do professor. Este age batendoum carimbo que associa uma figura comuma expressão elogiosa como "muito bem","ótimo" ou "excelente". E não usa figuraalguma, caso não tenha feito a tarefa. Emseguida, registra quem fez e quem não fez atarefa, dizendo que o aluno que cumprirtodas as tarefas sem erro receberá um pontona média final bimestral. Depois, fala àclasse que quem não realizou a tarefa deveráfazer durante o horário do recreio.A conduta desse professor é corretamenteinterpretada pela abordagemA) comportamental, que preconiza amodelagem do comportamento da criançapelo reforço positivo dos comportamentosadequados pela extinção dos inadequados.B) gestáltica, a qual destaca a correção do erroe o controle do comportamento comonecessários para que o aluno estabeleça adistinção figura e fundo, criando a boaforma, favorecendo insights (introvisão) eraciocínios específicos sobre os problemasdados na tarefa.C) piagetiana, que preconiza a aprendizagemcomo envolvendo processos de assimilação eacomodação de novos conteúdos à estruturacognitiva do aluno, tornada possível,enfatizando o erro cometido.D) rogeriana, a qual compreende a conduta doprofessor como um convite à heteronomiado aluno como pessoa humana, pois apunição do erro deve acontecer num climade afetividade e empatia.E) sócio-histórica, que enfatiza o papel do parceiromais experiente como muito valorizado para aaprendizagem, o que faz com que a correçãodo erro pelo professor favoreça a zona dedesenvolvimento proximal.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
3

A alternativa correta é a A – comportamental, que preconiza a modelagem do comportamento da criança pelo reforço positivo dos comportamentos adequados pela extinção dos inadequados

Na psicologia, as abordagens são feitas conforme a adequação a cada caso, com o cognitivismo sendo uma dispersão de métodos, com origem na avaliação comportamental da psicologia social, além de estudar a influência dos diversos ambientes e sistemas.

Portanto, a abordagem do professor ao extinguir os comportamentos inadequados faz parte da abordagem comportamental, pois modela a criança a partir do reforço positivo, incentivando sempre quando ela se comporta bem.

Perguntas interessantes