Administração, perguntado por brunawolman, 1 ano atrás

Um professor apresentou a sequencia de três números “2 – 4 – 6” e lhes deu a tarefa de descobrir que regra regia essa sequencia. Eles deveriam apresentar a regra que consideram correta e ele lhes diria se apresentaram a regra correta.

Um aluno disse: “são números que aumentam de dois em dois”. Outro afirmou que “a diferença entre os dois primeiros números é igual à diferença entre os dois últimos números”. O professor lhes disse que eles “em parte” estavam certos, pensando cada um em uma sequência de números que reforçariam a regra por eles propostas. Mas, dentro da verdadeira regra, há sequencias que não são atendidas pelas regras apresentadas por eles. Os alunos a princípio se indignaram, já que tinham argumentos para defender suas regras. Porém, o professor revelou a regra correta: “três números crescentes quaisquer!”.

A regra por ele apresentada era mais ampla que a dos alunos e aceitava a por eles apresentada, mas também aceitava outras sequências de números crescentes que não seria aceita pelas regras dos alunos.

Com base nessa história, adaptada a contar de Bazerman(2010), poderíamos afirmar que:


Se trata especificamente de um viés de excesso de confiança, relacionado à heurística da confirmação, já que os indivíduos tenderam a demonstrar excesso de confiança quanto à infalibilidade de suas regras.

É um exemplo do viés da insensibilidade ao tamanho da amostra, relacionado à heurística da representatividade, pois os alunos avaliaram a confiabilidade de informações de suas amostras falhando na avaliação do papel do tamanho da amostra.

É uma situação típica do viés da recuperabilidade, relacionada à heurística da disponibilidade, uma vez que a avaliação que fizeram com base em exemplos de sequencias que reforçavam suas regras, afetaram seus processos de busca.

Analisando as considerações acima podemos afirmar que:
A Apenas a afirmação 1 é verdadeira.
B Apenas a afirmação 2 é verdadeira.
C Apenas a afirmação 3 é verdadeira.
D Há apenas duas afirmações que podem ser consideradas verdadeiras.
E Todas as afirmações são verdadeiras.


cheilamello: Alguém Sabe a Resposta?
a487eds: Também gostaria de saber...
cheilamello: Também gostaria de saber
soniamaria3681: Alguém finalizou essa questão?
lojapartners: Letra A, Apenas a alternativa um é verdadeira!!! Vai que eu garanto!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por lojapartners
68
Alternativa A, Apenas a alternativa 1 é verdadeira!!!
Respondido por rogeryodeandrade
9

Resposta:

Letra A

Explicação:

O  exemplo apresentado  é  parte  da   heurística   da   confirmação, representado pelo viés  da confirmação já  que  baseados  nos exemplos  que   conseguiram  apresentar,  não haveria  dúvida  da  efetividade  de  suas regras . Porem,  não avaliaram  a  possibilidade de  buscar outra s  sequências  que  também pudessem  ser  verdadeiras, mas  não  correspondessem às  suas regras.  Essa  fixação  nas confirmações  muitas  vezes  cegam  os  decisores com  relação à amplitude  e  complexidade do ambiente   da  decisão,  levando-os  a   terem  um  grau de   certeza  muito mais  elevado do que  realmente  eles  tem.  Esse  é  um  perigo,  pois nos  sentimos seguros  com  nossas  confirmações,  buscamos evitar  perda de tempo  em análises  não confirmatórias.  E isso limita  e   mesmo nos cega quanto  à  decisão  de cunho  mais  amplo  que  deveríamos processar.

Perguntas interessantes