ENEM, perguntado por nascimentoazp9ean8, 1 ano atrás

Um produtor resolveu cultivar milho para produzir grãos. O técnico recomendou ao mesmo uma análise química e física do solo. Diante dos resultados analíticos, a matéria orgânica do solo é de 0,70 dagkg-1 , o fósforo disponível (P = 8,1 mg dm-3 ) e o potássio disponível (K = 41 mg dm-3 ). Pelos resultados obtidos de P e K sua disponibilidade no solo é média, a disponibilidade de matéria orgânica é muito baixa. Além dos resultados das análises química do solo, a produtividade esperada do milho pelo produtor é de 6-8 t ha-1 . Pelos teores de matéria orgânica, fonte de nitrogênio e pelos teores de P e K disponíveis no solo, conforme tabela de recomendação abaixo para a cultura do milho, conforme os resultados das análises do solo é correto recomendar a aplicação de 20 kg-1 de N ha -1 80 kg ha -1 de P2O5 ha -1 e 40 kg-1 de K2O na semeadura, veja tabela abaixo. Sendo correto fazer os cálculos, faça utilizando ureia, superfosfato simples e cloreto de potássio. Calcular 60 kg de N ha -1 para fornecer ao solo em cobertura ou póssemeadura. Baseado no ciclo do milho e na textura do solo 15% de argila, o fornecimento de N e K deve ser parcelado? A aplicação do P pode ser aplicado todo em fundação ou no plantio ou na semeadura? Quais condições que nos leva ao parcelamento principalmente de N e potássio no plano da adubação? No seu ponto de vista os fertilizantes simples serão mais fáceis utilizá-los no manejo da adubação ou as misturas ou fórmulas são mais fáceis e são mais viáveis? Baseado no espaçamento do milho 90 cm entre linhas e 20 cm entre plantas faça os cálculos de N, P e K por sulco. Pela recomendação de N, P2O5 e K2O encontre uma relação e por tentativa escolha uma fórmula que pode ser encontrada no mercado e faça o cálculo da quantidade dessa fórmula necessária para ser aplicar em 1ha. Qual o somatório permitido por lei de NPK de uma fórmula? UA = 45% de N; SA = 18-20% de N (usar 20%). SS (18-20%) usar 20%; SFT 44 - 45%, usar 45%. MAP usar 9% de N e 48% de P2O5. KCl 58 -60% use 60%. Obs. Essas concentrações são utilizadas conforme informações nos sacos de fertilizantes no mercado.

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
2

Podemos concluir que o somatório permitido por lei de NPK de uma fórmula para  os fertilizantes irá depender de quais são as necessidades nutricionais necessários  para  o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Sob esse aspecto, podemos ainda salientar que os fertilizantes

mais utilizados são os industriais, os estercos e também os resíduos de plantas.

Nesse sentido, os fertilizantes minerais são aqueles produzidos nos  processos industriais para serem  utilizados como fonte de nutrientes de plantas.  

Perguntas interessantes