Um produtor montou uma planta agroindustrial para beneficiar sua produção. Estudou o assunto e buscou orientação técnica para verificar como conduzir sua estrutura. Dentre as possibilidades para processar os alimentos de sua propriedade, ele decidiu usar um método com alta temperatura em tempo curto para fazer a conservação e efetuar venda de um produto diferenciado. Contratou e capacitou funcionários, adquirindo os equipamentos necessários para operação da planta de beneficiamento e iniciando sua operação. Após a coleta do alimento, a higienização é realizada e depois o processo de enlatar, sendo posteriormente colocado no equipamento para que o tratamento térmico com calor seja realizado. No entanto, nas primeiras utilizações do aparelho, este não estava calibrado corretamente e aparentemente estava alcançando a temperatura de 80ºC. Ao vender o primeiro lote, os consumidores perceberam que o alimento estava repleto de micro-organismos que haviam proliferado no alimento depois de ser enlatado.
Com base nas informações apresentadas e no conteúdo abordado na Unidade Curricular, responda:
a) Cite qual procedimento de conservação que foi descrito.
b) Explique qual o motivo da contaminação após o tratamento térmico.
c) Informe como fazer para evitar futuras contaminações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
nao sei resposta
Explicação:
nao
a) Cite qual procedimento de conservação que foi descrito.
O procedimento de conservação utilizado foi o branqueamento, em que durante um curto período de tempo tem-se o objetivo de promover a inativação de enzimas em frutas ou hortaliças, para que posteriormente possam ser congeladas;
b) Explique qual o motivo da contaminação após o tratamento térmico.
A contaminação ocorreu em decorrência da insatisfação da temperatura apresentada, sendo esta reduzida e não suficiente, o que não promoveu a destivação por completo das enzimas.
c) Informe como fazer para evitar futuras contaminações.
A calibração do equipamento deveria ter sido feita de forma eficiente, evitando casos como os que ocorreram, de grande perda do alimento e contaminação da venda.