Biologia, perguntado por aurycleivdcardoso, 7 meses atrás

Um processo importante para a reprodução sexual é a meiose. Neste processo, os gametas produzidos transportam metade do número de ploidia das espécies (são haplóides= n). Assim quando um espermatozoide haplóide (n =23 cromossomos) fecunda um óvulo haplóide (n= 23 cromossomos), a organização diploide do humano (2n= 46 cromossomos) é reestabelecida. Elaborado pelo professor (2021) Considerando o processo reducional da meiose para a formação de gametas haploides, analise as afirmações a seguir: 1. Durante a metáfase los cromosomos apresnetam seu maior nivel de condensação e sua organização em pares (homólogos) no centro da célula. Essa organização no centro celular é conhecido como placa metafásica ou placa equatorial. II. A telófase Il é a fase que antecede a citocinese e é caracterizada pelo reaparecimento da carioteca, agora em células haplóides, III. A prófase | apresenta várias fases, mas sem dúvida o processo de destaque é o paquíteno. Nessa fase ocorre a recombinação genética (crossing over), mecanismo que gera variabilidade genética entre os gametas que serão formados IV. Durante a anafase II ocorre a separação dos cromossomos homólogos, com a migração dos cromossomos inteiros para polos opostos da célula, gerando células haploides. E correto o que se afirma em: Alternativas 1 apenas Well apenas teli apenas​

Soluções para a tarefa

Respondido por melissaravena
7

Resposta:

II, III e IV, apenas.

Explicação:

Na telófase II, última etapa da meiose, há uma reorganização da célula. O envoltório nuclear e o nucléolo reaparecem, os cromossomos começam a se descondensar e, ao mesmo tempo em que a telófase ocorre, o citoplasma divide-se (citocinese).

A Prófase I é a primeira etapa da meiose I. Nela ocorre o pareamento dos cromossomas homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over.

anáfase II

Etapa da divisão II da meiose caracterizada pela ascensão polar dos cromossomas-filhos. Na anáfase II há a divisão dos centrómeros. Os dois cromatídios de cada cromossoma separam-se e passam a constituir cromossomas-filhos independentes, migrando para polos opostos da célula.

Perguntas interessantes