Um processo de usinagem convencional coloca em contato a ferramenta com a peça, com movimento relativo entre elas. Isso provoca aquecimento da região de contato e faz com que o calor gerado se propague ao longo da peça e da ferramenta. Conforme afirma Diniz (2001), "o calor que vai para a peça pode resultar em dilatação térmica da mesma e, portanto, dificuldades na obtenção de tolerâncias apertadas, além de se correr o risco de danificação da estrutura superficial do material." O gráfico mostrado a seguir, obtido da mesma referência, ilustra o percentual de calor que é dissipado na peça, na ferramenta e no cavaco em função da velocidade de corte.Energia x Vc De acordo com este gráfico, considere as seguintes asserções:
I - O calor dissipado na peça diminui bastante com o aumento da velocidade de corte.
II - Ao se aumentar a velocidade de corte a ferramenta passa a receber menos calor da usinagem, o que faz supor que velocidades de corte maiores aumentem sua vida útil.
III - A partir de uma velocidade da ordem de 20 m/min nota-se uma diminuição lenta do calor recebido pela peça, o que indica que não se torna necessário o uso de fluidos de corte a partir desta velocidade. Com base nestas afirmações escolha a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente a afirmação II é correta.
b. Somente a afirmação I é correta.
c. As afirmações I, II e III são corretas.
d. As afirmações I e II são corretas.
e. Somente a afirmação III é correta.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
As afirmações I e II são corretas. ERRADA
Respondido por
81
As afirmações I, II e III são corretas.
Perguntas interessantes
Administração,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Saúde,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás