Um processo conflituoso envolvendo interesses divergentes entre as oligarquias políticas de São Paulo, oligarquias dissidentes de outros estados e os tenentes resultou no movimento político-militar de 1930 - também chamado de Revolução de 1930. Como explicar esses conflitos? POR FAVOR ME AJUDEM
Soluções para a tarefa
Respondido por
348
Durante os primeiros anos de república, o país ficou a mercê dos oligarcas, mais precisamente dos paulistas e mineiros, que se revezavam na política através de fraudes eleitorais, impedindo a ascensão das oligarquias dissidentes, como a gaúcha, a catarinense. Porém, os paulistas fizeram algo que enfureceram seu aliado Minas Gerais, ao indicar Júlio Prestes para suceder o também paulistas Washington Luis. Como W. Luis era paulista, o correto era São Paulo indicar um mineiro para a presidência, coisa que não fez. O concorrente de Prestes foi nada mais que Getúlio Vargas, representando os gaúchos. Como as eleições eram fraudulentas, obviamente quem venceu foi Prestes. Assim, para impedir mais um mandato paulista, as oligarquias se uniram contra os paulistas, iniciando a Revolução de 1930, tirando-os do poder e colocando Getúlio Vargas.
Respondido por
63
O processo conflituoso da Revolução de 1930 é resultado da quebra da política do café com leite por parte de São Paulo em relação ao estado de Minas Gerais, pois eles indicaram um candidato paulista, Júlio Prestes, rompendo com os mineiros.
A reação dos mineiros foi fazer uma aliança com o Rio Grande do Sul e o estado da Paraíba, que juntos lançaram a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas.
Com a vitória de Júlio Prestes nas urnas, sabendo que no período era comum o voto por coerção, os três estados uniram-se e iniciaram o movimento revolucionário, marchando e tomando poder somente em 1 de novembro de 1930, com a nomeação de Getúlio Vargas como Chefe de Estado.
Para mais sobre a Era Vargas, visite:
https://brainly.com.br/tarefa/300831
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás