Um procedimento caracteristico da prosa naturalista é apresentar o ambiente físico e social detalhadamente,como se o narrador estivesse munido de uma máquina fotográfica com lentes do tipo zum,que lhe permitisse compor e decompor os detalhes de cada cena.Compare os dois textos. A) Que grupo social é retratado em cada uma das obras?O que os dois grupos têm em comum?B) Que elementos dos dois textos comprovam que as personagens levam uma vida difícil miserável?
Soluções para a tarefa
Olá!!
Bom, sua questão está incompleta porém a mesma está falando sobre o o livro chamado "O Cortiço" que é um romance de cunho naturalista e foi criado pelo maranhese Aluísio Azevedo. E também está falando a obra "Germinal" escrita por Émile Zola e fala sobre mineradores que trabalham na França.
A) No primeiro texto nós temos um conjunto de trabalhadores que fazem parte de uma classe social mais baixa, já no segundo texto ele fala sobre as pessoas que vivem num cortiço no estado do Rio de Janeiro. A coisa que ambos possuem em comum é que de certa forma eles estão exlucidos da sociedade, mesmo vivendo nela.
B) O principal elemento que comprova a vida miseravel desses personagens seriam as proprias mulheres onde muitas tem que se prostituir para conseguir dinheiro. Já na outra obra mostra as condições horriveis que os mineradores vivem.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
A) No primeiro texto nós temos um conjunto de trabalhadores que fazem parte de uma classe social mais baixa, já no segundo texto ele fala sobre as pessoas que vivem num cortiço no estado do Rio de Janeiro. A coisa que ambos possuem em comum é que de certa forma eles estão excluídos da sociedade, mesmo vivendo nela.
B) O principal elemento que comprova a vida miserável desses personagens seriam as próprias mulheres onde muitas tem que se prostituir para conseguir dinheiro. Já na outra obra mostra as condições horríveis que os mineradores vivem.