Um problema que envolva duas grandezas, mas que não haja proporcionalidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
Encontre a temperatura da água em um copo contendo água em uma geladeira, sabendo que a temperatura inicial da água era de 20°C, e que a geladeira esfria os conteúdos à 2°C/h, após 3/4 de horas passadas. (Ignore a pressão atmosférica, a condução de calor, e afins.)
Eis o problema:
Um reservatório tem capacidade para 1000m³ de água. Quando está completamente cheio, sempre no início do mês, dilui-se 1 kg de uma solução neste reservatório a fim de proteger a comunidade contra doenças diversas.
Considere que a partir do segundo dia do mês, o reservatório comece a esvaziar. Para tal, outro dispositivo acoplado ao reservatório o mantém sempre cheio. Após 1 dia, constatou-se que ainda restam 900g da solução no reservatório.
a) Que quantidade da solução restará no reservatório 10 dias após sua colocação?
b) E após meio dia de aplicação?
c) E após t dias?
Tal problema proposto envolve duas grandezas, como solicitado, contudo elas não são proporcionais. Não é razoável adimitir-se que a eliminação da solução se dê a uma taxa constante.
De fato, é muito mais razoável imaginar que esta taxa dependa da quantidade de solução presente no reservatório: quanto maior a quantidade de solução, mais solução é eliminada por unidade de tempo.
Por que nao tenta resolver? A dica que te dou é que vai precisar das ideias que remetem à função exponencial!
Veja também:
https://brainly.com.br/tarefa/19337489
https://brainly.com.br/tarefa/22682168