Um praticante de esqui sobre gelo, inicialmente em repouso, parte da altura h em uma pista sem atrito, conforme indica a figura 8 abaixo. Sabendo-se que sua velocidade é de 10 m/s no ponto A, calcule a altura h, em metros.
a)40 m
b)10 m
c)30 m
d)15 m
e)20 m
Soluções para a tarefa
Resposta:
d ) 10 m vai ,na fé meu irmão
A altura h do praticante de esqui que têm a sua energia mecânica conservada é igual a 10 m, a alternativa correta é a letra B.
Teorema da conservação da energia mecânica
O teorema da conservação da energia mecânica afirma que, na ausência de forças dissipativas, a energia mecânica do sistema permanece constante.
A energia cinética é um tipo de energia mecânica relacionada ao movimento dos corpos, a sua intensidade pode ser calculada da seguinte maneira:
Ec = mv²/2
Sendo:
- m a massa do corpo.
- v a velocidade do corpo.
A energia potencial gravitacional também é um tipo de energia mecânica que é relacionada a altura do corpos em relação ao solo, a sua intensidade pode ser calculada da seguinte maneira:
Ep = m . g . h
Sendo:
- g a aceleração da gravidade.
- h a altura do corpo.
Um praticante de esqui está inicialmente em repouso (v = 0) e com uma altura h, logo ele possui apenas energia potencial gravitacional. E esta é transformada em energia cinética para ele ganhar uma velocidade igual a 10 m/s no ponto A a uma altura h/2, logo houve a conservação da energia mecânica. Então, tem-se que:
Emi = Emf
Epi = Ec + Epf
m . g . h = mv²/2 + m . g . (h/2)
10h = 10²/2 + 10h/2
h = 10 m
Para saber mais sobre conservação da energia mecânica: https://brainly.com.br/tarefa/7124358
#SPJ2