Um poliedro convexo de 9 vértices é formado apenas por faces triangulares e quadrangulares. O número de faces triangulares e o número de faces quadrangulares são números inteiros consecutivos. Determine o número de faces e de arestas.
Soluções para a tarefa
Neste exercício, vamos utilizar a relação de Euler, uma equação envolvendo os números de vértices, faces e arestas em um polígono convexo.
Para nos auxiliar, vamos chamar a quantidade de faces triangulares de "t" e de "q" as quadrangulares, assim podemos dizer que o número de faces nesse poliedro é determinado pela expressão abaixo.
Cada face triangular é formada por 3 arestas e cada quadrangular, por 4 arestas. Vamos lembrar também que cada aresta é compartilhada por duas faces do poliedro, portanto o número de arestas poderá ser calculado pela expressão abaixo.
Substituindo as duas expressões mostradas na relação de Euler, temos:
O enunciado ainda nos diz que as quantidades "t" e "q" são números inteiros consecutivos, isto é: ou "t" é 1 unidade maior que "q", ou "q" é 1 unidade maior que "t".
Matematicamente, podemos expressar esses dois casos por:
Vamos testar estes dois casos, substituindo na equação achada anteriormente (t+2q=14), e analisar os resultados obtidos:
Perceba que, para t=q+1, teríamos uma quantidade fracionária (13/2) para a quantidade de faces quadrangulares, ou seja, um absurdo. Podemos então já excluir essa possibilidade.
Agora sim, temos as quantidades de faces triangulares e quadrangulares do poliedro convexo mencionado no texto. Para responder ao que nos foi solicitado, basta substituirmos "t" e "q" nas expressões do número de faces e de arestas, já montadas anteriormente.
Resposta: O poliedro possui 9 faces e 16 arestas.