Física, perguntado por DannyCarver, 1 ano atrás

Um policial necessita de instruções e cursos para o aprimoramento de técnicas de tiro. Durante a instrução, e (ou) curso, o policial adquire conhecimentos necessários para o correto manuseio de armas no intuito de buscar a padronização de procedimentos operacionais bem como de garantir maior segurança, tanto para o policial, quanto para os envolvidos na ação policial. Durante a instrução, os policiais efetuam disparos de várias distâncias e enfrentam situações que se assemelham à realidade encontrada no serviço diário visando ao melhor atendimento, durante ocorrências, envolvendo confronto armado.

Internet:: . Acesso em 2/1/2015

(com adaptações).

Ao efetuar um disparo, o recuo da arma está relacionado com o princípio da conservação do momento linear (quantidade de movimento). Nesse caso, o recuo ocorre para compensar a quantidade de movimento adquirido pelo projétil. Normalmente, a quantidade de movimento do retrocesso é absorvida pelo corpo do policial que dispara a arma. Com base no princípio da conservação do momento linear, uma das armas utilizadas pela polícia brasileira é a Carabina ponto 40. Supondo que essa arma, quando completamente carregada, tenha massa de 3,5 kg e dispare um projétil de massa 10,0 g com velocidade inicial estimada em 450 m.s-1 , assinale a alternativa que apresenta o valor, aproximado, em metros por segundo, da velocidade de recuo da arma.

a) 2/7 m.s-1
b) 2/9 m.s-1
c) 7/9 m.s-1
d) 9/7 m.s-1
e) 10/9 m.s-1

Soluções para a tarefa

Respondido por AndrewMatarazzo
3
Vou ser bem direto nessa questão:
Qantes = Qdepois
(M arma + M projétil) . V = |(M arma . V arma)| + |(M projétil . V projétil)|
0 = |3500 . V arma| + | 10 . 450|
3500 . V arma = 4500
V arma =  \frac{4500}{3500} =  \frac{9}{7} m.s^{-1}

Logo, nossa resposta é a letra (D). É isso, espero ter ajudado!!
Respondido por joaoneto1999nb
0

A velocidade de recuo da arma é de \frac{9}{7}m/s .

Conservação do momento linear

A conservação do momento linear garante que o momento linear é constante em um sistema fechado, o que significa que o momento linear (Q) em um momento A e em momento B do mesmo sistema será igual.

O momento linear é definido pela fórmula Q = m*v.

A conservação do momento linear pode ser definida pela equação:

Q_{antes}=Q_{depois} --> m_{antes}*v_{inicial}=m_{depois}*v_{final}

Inicialmente, quando o projétil se encontra dentro da arma a massa do sistema é a soma entre a massa da arma e a massa do projétil, isto é, a soma entre 3,5 Kg (3500 g) e 10 g. Como no primeiro momento, a arma e o projétil estão em repouso, a velocidade inicial é nula, ou seja, v = 0.

Em seguida, após o disparo, o sistema é formado por dois corpos separados, o projétil de 10 g e com uma velocidade de 450 m/s e a arma de 3,5 Kg. A velocidade da arma pode ser determinada a partir da equação da conservação do momento linear. Assim, faz-se:

(3500 + 10)g* 0 m/s = 10 g * 450 m/s + 3500 g * Va --> -4500 g*m/s = 3500 g * Va --> -\frac{4500}{3500} m/s=-\frac{9}{7}m/s=V_a

Como a velocidade é uma grandeza vetorial, o sinal negativo indica que o movimento tem direção contrária à direção do projeto, afinal, se trata da velocidade de recuo de uma arma.

Assim, a velocidade de recuo da arma é de \frac{9}{7}m/s .

Aprenda mais sobre conservação do momento linear em:

https://brainly.com.br/tarefa/9845157

Anexos:
Perguntas interessantes