Um Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRSS), quando elaborado a partir da realidade hospitalar, torna possível gerenciar e administrar da forma correta cada uma de suas etapas, o (PGRSS) é um documento que aponta e descreve ações referentes ao manejo dos resíduos sólidos e envolve os aspectos relacionados à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as características inerentes à proteção, à saúde pública e ao meio ambiente, sendo assim, os hospitais devem se adaptar aos processos do plano para que suas etapas aconteçam adequadamente.
Sobre as etapas do plano de gerenciamento hospitalar analise as alternativas e assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Na etapa de verificação de coletas é necessário levantar a quantidade de cada tipo de resíduo gerado por setor, por meio de volume ou pesagem.
Alternativa 2:
A etapa da identificação dos resíduos consiste na identificação dos tipos de embalagem, da quantidade e se são compatíveis com o resíduo gerado.
Alternativa 3:
Na etapa do acondicionamento dos resíduos, verifica-se que tipos de recipientes são utilizados como conectores do resíduo dos serviços da saúde.
Alternativa 4:
Na etapa da disposição final, verifica-se, quais são as empresas coletadoras, e se elas emitem certificados de conformidade com as orientações do órgão de limpeza urbana.
Alternativa 5:
Na etapa do levantamento das necessidades, deve proceder com a listagem de todas as atividades, do estabelecimento, menos na área da administração, que estão longe dos riscos ocupacionais.
Soluções para a tarefa
O plano de gerenciamento hospitalar conta com diversas etapas, uma delas é o da identificação dos resíduos (alternativa 2).
A identificação busca identificar embalagem e quantidade dos resíduos gerados, é uma forma de separar o material em categorias.
O acondicionamento é outra etapa importante, aqui o lixo será depositado em algum lugar, ou será destruído, ele também pode ser reciclado ou reutilizado.
Espero ter ajudado!
Resposta: ALTERNATIVA 2
A etapa da identificação dos resíduos consiste na identificação dos tipos de embalagem, da quantidade e se são compatíveis com o resíduo gerado.
Explicação:
Identificar os resíduos, classificados nos grupos definidos - A, B, C, D, E, recicláveis (papel, plástico, metal,
vidro, matéria orgânica). É importante verificar detalhes sobre os tipos de resíduos, bem como condições
específicas em que são gerados no estabelecimento
PÁG. 148 DO LIVRO DA DISCIPLINA