Biologia, perguntado por sarabeumer1758, 8 meses atrás

Um pesquisador observou, em uma árvore, um ninho de uma espécie de falcão. Apenas um filhote apresentava uma coloração típica de penas de ambos os pais. Foram coletadas amostras de DNA dos pais e filhotes para caracterização genética dos alelos responsáveis pela coloração das penas. O perfil de bandas obtido para cada indivíduo do ninho para os lócus 1 e 2, onde se localizam os genes dessa característica, está representado na figura. Dos filhotes, qual apresenta a coloração típica de penas dos pais?



(a) 1

(b) 2

(c) 3

(d) 4

(e) 5

Soluções para a tarefa

Respondido por clararitiele667
53

Resposta: 1

Explicação:

O Alelo D não encontra-se presente nem no pai e nem na mãe , mas está presente no indivíduo 4, o que sugere que ele não é filho desse casal, já que ele não teria como herda-lo. A mesma situação se repete no alelo G , presente em ambos os pais, mas ausente no indivíduo 2 e 5. Por último no alelo H, ausente em ambos os pais , mas presente no indivíduo 3. Assim, o indivíduo 1 é o único que pode ser o filho do casal, pois herda os seus alelos de seu pai e/ou de sua mãe.

Respondido por mayaravieiraj
28

Está correta:

(a) 1

Não existe Alelo D no pai ou na mãe, mas existe Alelo D na quarta pessoa, o que mostra que ele não é filho do casal porque não pode herdar.

A mesma situação se repete no alelo G presente em ambos os pais, mas não nos indivíduos 2 e 5, depois, note que, no alelo H, está ausente em ambos os pais, mas está presente no indivíduo 3.

Sendo assim, concluimos que o indivíduo 1 é o único que pode ser filho desse casal porque herdou alelos de seu pai e / ou mãe.

Perguntas interessantes