Um pesquisador elaborou uma classificação genética baseada na evolução das estruturas, na qual se caracteriza a natureza do jogo ou da brincadeira em cada fase de desenvolvimento do ser humano. Piaget classificou o jogo em 3 tipos. Leia atentamente as informações contidas nas Colunas A e B para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências corretas entre as informações nelas contidas. Coluna A I. Jogos de Exercícios. II. Jogos Simbólicos. III. Jogos de Regras. Coluna B 1. Estimular o sentido aos objetos, simular acontecimentos, projetar valores, sentimentos, incorporar a cultura em que vive. Assimilação do “eu”. 2. Estimular os sentidos, os movimentos, a percepção. Nessa fase, existe uma grande necessidade de controle corporal. 3. Estimular trabalho em grupo e afetivo, sistematizar conhecimento, regras complexas, exercícios de expressão corporal, discernimento de valores. A sequência CORRETA da associação é: a. I – 2; II - 1; III – 3. b. I – 2; II - 3; III – 1. c. I – 1; II - 2; III – 3. d. I – 1; II - 3; III – 2. e. I – 3; II - 1; III – 2.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Com relação aos tipos de jogos classificados por Piaget, temos:
Jogos de Exercício: são os que surgem no primeiro período de desenvolvimento da criança, considerado fundamental, pois é nesse período que a criança começa a explorar o mundo, a conhecer seus sentidos, sensações e movimentos.
Jogos Simbólicos: é a fase em que a criança começa a representar, a simbolizar alguma atividade da vida real. A função desse tipo de atividade lúdica consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos.
Jogos de Regras: se caracteriza pela existência de um conjunto de leis imposto pelo grupo, sendo que seu descumprimento é normalmente penalizado, e uma forte competição entre os indivíduos. Este jogo aparece quando a criança abandona a fase egocêntrica possibilitando desenvolver os relacionamentos afetivo-sociais.
Assim, relacionado com a coluna B, podemos dizer que:
1. Estimular o sentido aos objetos, simular acontecimentos, projetar valores, sentimentos, incorporar a cultura em que vive. Assimilação do “eu”.
Refere-se aos II. Jogos Simbólicos.
2. Estimular os sentidos, os movimentos, a percepção. Nessa fase, existe uma grande necessidade de controle corporal.
Refere-se aos I. Jogos de Exercícios.
3. Estimular trabalho em grupo e afetivo, sistematizar conhecimento, regras complexas, exercícios de expressão corporal, discernimento de valores.
Refere-se aos III. Jogos de Regras.
Sequência correta: a. I – 2; II - 1; III – 3.
Resposta:
R: B]. I – 2; II - 1; III – 3.
Explicação:
A resposta pode mudar de posição