História, perguntado por juliaguimares197, 8 meses atrás

Um pequeno texto, sobre a conclusão do segundo reinado

Soluções para a tarefa

Respondido por desousanevesgiovannA
1

Explicação:

O segundo reinado é um período na história do Brasil que compreende 58 anos, se computado o período regencial (1831 - 1840). O período iniciou em 23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade de D. Pedro II, e teve o seu término em 15 de novembro de 1889, quando o império foi derrubado pela Proclamação da República. Caso se considere apenas o governo pessoal de D. Pedro II (1840 - 1889), compreende 49 anos de duração.  

É historicamente incorreto referir-se a este período como "segundo império", já que o Brasil teve um único período imperial contínuo, dividido em primeiro e segundo reinados.  

O segundo reinado foi uma época de grande progresso cultural e industrial, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas. Denota-se nesta época a solidificação do exército e da marinha,

culminando na Guerra do Paraguai em 1870, e mudanças profundas na situação social, como a gradativa liberdade dos escravos negros e o incentivo de imigração para a força de trabalho brasileira.  

O regime monárquico novamente consolidou-se com a ascensão de D. Pedro II, personalidade principal deste período. O prestígio internacional que o Brasil alcançou nessa época, e seu progressivo desenvolvimento social e econômico, foram em grande parte devidos à firmeza com que D. Pedro II conduziu o país.

.

desculpa por ter ficado grande mas vc pode resumir . pegar algumas partes e ir juntando

Respondido por CamilaSouza1121
1
O segundo reinado, aquele que teve como Imperador Dom Pedro II, foi longo e relativamente próspero para o Brasil, de modo que vimos nele investimentos importantes na infraestrutura nacional (como a construção de inúmeras ferrovias), uma tentativa tímida de industrializar o país e a abolição da escravatura (nos momentos finais do Segundo Reinado).
Contudo, Dom Pedro II, que era liberal, fracassou em seus objetivos de criar uma cultura republicana forte no Brasil, de modo que frequentemente os partidos brigavam entre si sem propor soluções efetivas, e o Brasil, apesar de ter avançado em alguns setores, estagnou em outros, tendo terminado o Segundo Reinado com o Golpe Republicano.
Perguntas interessantes