Um pequeno resumo falando sobre a guerra fria?
Soluções para a tarefa
A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.
A disputa dividiu o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provocou uma corrida armamentista que se estendeu por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumiram a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.
Resposta:
Conflito ideológico entre as potências EUA e a extinta URSS.
Explicação:
Após a vitória dos Aliados sobre o Eixo, a ascensão dos EUA sobre países aliados e sobre o mundo foi imensa, principalmente após a ajuda americana para reconstruir estragos na Europa ocasionados pela guerra, o chamado plana Marshall. Do outro lado o COMECON, que consistia em uma ajuda a reestruturar países devastados do lado leste europeu. A Europa se divide, os ânimos se esquentam com as disputas americanas e soviéticas. As influências se expandem mundo afora para alinhamentos sobre as hegemonias das potências, o mundo se divide entre o socialismo proposto pela URSS e o capitalismo disseminado pelos EUA. O ponto mais quente da Guerra Fria foi o ápice do episódio chamado A Crise dos Mísseis, quando uma base de mísseis em Cuba, financiada pela URSS estava prestes a concretizar uma guerra em escala total, com ogivas nucleares de catástrofes irreparáveis. Felizmente este acontecimento foi interrompido por navios americanos que interceptaram navios soviéticos à caminho de Cuba. Vale ressaltar que a Guerra Fria foi o período em que as potências disputaram também a corrida tecnológica, lançamento de sputnick ao redor do planeta pela URSS e a chegada do Homem a lua, pelos EUA. O conflito entre as potências, embora nunca tenha sido bélico, deixou um saldo de divisões ideológicas pelo mundo, onde financiaram conflitos armados em países sob suas hegemonias. Pode-se dizer que a Guerra Fria acabou com a dissolução da URSS, em 1991.