um pequeno resumo da história da vacina
Soluções para a tarefa
Porém, já nessa época, a esposa de um embaixador inglês, Lady Mary, já havia associado que indivíduos saudáveis que recebiam, por vias cutâneas, o líquido oriundo do ferimento da doença de indivíduos adoecidos estavam imunes à varíola. Esse método foi chamado de variolação e foi bastante utilizado até o fim do século.
Também nesse mesmo século, o médico inglês Edward Jenner, após inúmeras observações, percebeu que pessoas que conviviam com vacas - inclusive as adoecidas pela varíola - e possuíam ferimentos tais como esses animais, não eram contagiados. Assim, injetou o pus dessas vacas em um menino saudável e, tempos depois, apesar das reações adversas, foi inoculado com a varíola humana e não adoeceu.
Assim, continuou esse procedimento em várias pessoas, retirando o pus dos adoecidos e transferindo para as pessoas, como forma de prevenir a moléstia. Anos depois, inoculou no garoto que participou de seu primeiro experimento e em mais duas pessoas e ambos continuaram imunes.
A história da vacinação se inicializou no século XVIII, quando Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir o contágio da doença varíola.
Após muito tempo de teste da tua vacina, em 1799 foi criado o primeiro instituto vacínico em Londres, e finalmente em 1804 a vacina chegou ao Brasil, trazida pelo militar Marquês de Barbacena.
Em 1904, o Rio de janeiro sofria com a falta de saneamento básico, com isso, teve um grande aumento de epidemias, então o presidente da republica, deu inicio à diversas medidas para melhorar o saneamento básico. Osvaldo Cruz fez com que as vacinações fossem obrigatoriamente impostas, e com a falta de informação das vacinas, fez com que causasse uma grande frustração na população, que já estava sofrendo com a reestruturação da cidade. Por conta disso, acabou influenciando que várias pessoas saíssem às ruas em protesto contra a vacinação imposta.
Após o ocorrido o Rio de Janeiro, acabou vivenciando grandes confrontos entre a população e as forças da polícia e exército. Esses confrontos causaram um numero bem grande de mortes. Essa semana de aflição tornou-se o maior conflito da história do Rio, após tudo isso, ficou conhecido como Revolta da Vacina.