Física, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Um pequeno bloco metálico de formato aproximadamente cúbico e composto por três peças maciças, conforme é apresentado na figura a seguir, repousa sobre uma superfície plana e lisa, visto de cima. Uma pequena explosão interna é provocada, de modo que as peças se separam umas das outras.



O vetor quantidade de movimento de cada peça, imediatamente após o evento, está mais bem representado por

Soluções para a tarefa

Respondido por faguiarsantos
10

O vetor quantidade de movimento de cada peça, imediatamente após o evento, está mais bem representado na letra E.

Pelo Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento, sabemos que o momento linear ou quantidade de movimento total do sistema antes da explosão será igual ao momento linear após a explosão.

Qantes = Qdepois

A quantidade de movimento de um corpo é uma grandeza vetorial que equivale ao produto de sua velocidade por sua massa.

Note que a massa do bloco maior equivale a duas vezes a dos blocos menores.

A quantidade de movimento inicial do sistema é zero, então a soma dos vetores (vetor resultante) após a explosão deverá ser igual a zero.

O vetor resultante pode ser obtido pelo Princípio da Superposição de Forças, já que o vetor resultante em um corpo equivale à soma vetorial dos de cada força aplicada separadamente sobre esse mesmo corpo.

Como a soma vetorial precisa ser igual a zero e considerando as massas dos blocos, a letra E melhor representa os vetores.

Respondido por bryanavs
0

A melhor representação do vetor quantidade de movimento de cada peça se encontra na letra e).

Vamos aos dados/resoluções:  

O impulso de uma força, acaba sendo devido à sua aplicação em certo intervalo de tempo, onde acaba sendo igual a variação da quantidade de movimento do corpo ocorrida neste mesmo intervalo de tempo. E quantidade de movimento (ou momento linear) acaba sendo o produto da massa do corpo por sua velocidade.

PS: A quantidade de movimento Q acaba sendo a mesma direção e o sentido da velocidade V.

Ou seja, a quantidade de movimento de um corpo acaba sendo uma grandeza vetorial que é equivalente ao produto de sua velocidade por sua massa e dessa forma, a quantidade de movimento inicial do sistema será de zero (portanto o vetor resultante será de zero).   E com isso temos que o vetor resultante em um corpo específico é projetado à soma vetorial de cada força e como a soma vetorial necessita ser igual a zero, e a letra e) é a que melhor projeta os vetores.  

Para saber mais sobre o assunto:  

https://brainly.com.br/tarefa/36803356

Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas interessantes