Um pêndulo, preso ao teto de um vagão em movimento, está em repouso no referencial do vagão assim como um bloco cúbico que está apoiado entre a parede e o pêndulo no fundo do vagão. Veja a figura a seguir:
Sabendo-se que o bloco não desliza para baixo, analise as afirmativas a seguir:I. O carro está se movendo, obrigatoriamente, de A para B.II. O carro está se movendo, obrigatoriamente, de B para A.III. O carro tem velocidade constante.IV. O carro tem aceleração não nula.V. Existe, obrigatoriamente, atrito entre o bloco e a parede.VI. Há, obrigatoriamente, contato entre o bloco e o pêndulo.Está(ão) CORRETA(S) apenasa) I.b) II e III.c) I, III e VI.d) IV.e) I, IV, V e VI.
Soluções para a tarefa
E para manter fixo esse bloco, deve haver uma força de atrito, porque por maior que seja a força do bloco contra a parede, se não houver outra força empurrando o bloco para cima, ele irá deslizar. Logo, obrigatoriamente, há uma força de atrito entre o bloco e a parede.
Agora, analisando as proposições:
I - Verdadeira.
II - Falsa.
III - Falsa.
IV - Verdadeira.
V - Verdadeira.
VI - Essa eu não colocaria como verdadeira, porque só é preciso haver a força do bloco contra a parede causada pela aceleração do móvel e uma força de atrito entre os dois. O pêndulo pode estar longe e não tocar no bloco, e mesmo assim o bloco se manterá fixo.
Mas, por questões de alternativas, será considerada verdadeira.
Alternativa E.
Verifique se está correta.
Resposta:
d)
Explicação:
I- Falsa, pois não necessariamente o vagão deve estar se locomovendo de A para B, pode estar indo de B para A.
II - Falsa, o vagão pode se deslocar de A para B, dependendo se está acelerado ou desacelerado.
III - Falso, pois se estivesse à velocidade constante, o pêndulo estaria na vertical.
IV - Verdadeiro, pois neste caso como o vagão está se movimentando com certa aceleração ou desaceleração o pêndulo está nesta configuração. Neste caso, pode estar indo de A para B de forma acelerada, ou de B para A de forma retardada.
V - Falso, não necessariamente, pois o bloco pode estar nesta configuração ao passo que o vagão se desloque.
VI - Falso, como descrito no item V, o vagão estando em movimento acelerado ou retardado o bloco tem esta configuração e o pêndulo não necessita estar em contato com o mesmo.