Um peixe é avistado em um lago de águas calmas e cristalinas por um observador que se encontra na superfície, de forma que o peixe também é capaz de avistar o observador. Sabe-se que o índice de refração da água é maior que o índice de refração do ar.
Desta forma, o desvio da luz devido ao dioptro plano formado pela superfície de separação entre a água e o ar, causa a percepção para o observador de que:
A
O peixe parece estar mais afastado da superfície da água do que realmente está, e para o peixe, o observador parece estar mais afastado da superfície do que realmente está.
B
O peixe parece estar mais próximo da superfície da água do que realmente está, e para o peixe, o observador parece estar mais afastado da superfície do que realmente está.
C
O peixe parece estar mais afastado da superfície da água do que realmente está, e para o peixe, o observador parece estar mais próximo da superfície do que realmente está.
D
O peixe parece estar mais próximo da superfície da água do que realmente está, e para o peixe, o observador parece estar mais próximo da superfície do que realmente está.
E
O peixe parece estar na exata posição que se encontra, e para o peixe, o observador parece estar na exata posição que se encontra.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra B
Explicação: pois vi isso em aula e lembro a professora falar que nesse caso o peixe que está na parte da refração está mais pra cima do que realmente está e como um exemplo da gaivota pro paixe está mais longe do que realmente está
O desvio da luz devido formado pela superfície de separação entre a água e o ar, causa a percepção para o observador de que o peixe parece estar mais próximo da superfície da água do que realmente está, e para o peixe, o observador parece estar mais afastado da superfície do que realmente está (Letra B).
O fenômeno da refração ocorre quando raios luminosos passam de um meio para outro, cujos índices de refração são diferentes. Assim, a velocidade e o comprimento de onda são modificados, assim como o ângulo do raio com a reta normal. Assim, os objetos embaixo d'água aparentam estra em posição diferente da que ele realmente está.
No caso da questão, o peixe, por estar em um meio com maior índice de refração que o ar, aparecerá ao observador mais próximo a ele. Já o peixe, que olha para o meio onde há ar, vê o observador como estando mais longe.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/10597158