Um passo muito importante que antecede o diagnóstico é a anamnese e o exame físico. Durante o exame físico geral, podemos usar diferentes métodos para essa avaliação, dentre elas a inspeção, auscultação, palpação e outras. No membro torácico, para avaliar a temperatura, sensibilidade e consistência de uma região, o método a ser usado é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
O método a ser usado é a palpação e percussão.
Explicação:
Como já foi falado no enunciado, o exame físico, geralmente, é constituído por 4 momentos.
A inspeção consiste na observação, é apenas olhar para o paciente a procura de sinais que indiquem alguma anormalidade.
A ausculta é realizada com o auxílio do estetoscópio, que tocamos na pele do paciente para ouvir os sons produzidos pelo nosso corpo.
No caso da palpação, que consiste no toque, ela pode nos indicar a temperatura do paciente, sentimos com nossas mãos se ele se encontra quente ou frio. E a sensibilidade, por exemplo quando fazemos algum estímulo na pele do paciente, como toque e perguntamos se ele sente e se consegue identificar.
Quanto a consistência, podemos identificar a consistência das paredes torácicas com a palpação.
Usamos também a técnica da percussão, na qual com nossos dedos produzimos sons no corpo, que variam desde timpânicos, quando o órgão é oco e há presença de ar, até som maciço, no caso de órgãos densos, como o caso do fígado. Essa técnica me permite conhecer a consistência dos órgão internos.