Biologia, perguntado por dudamarques1, 1 ano atrás

Um pássaro pode beber o líquido contido no bebedouro, porém a água não escapa do frasco, a não ser que seja sugada pela ave. A que fenômeno esse fato está relacionado?

Soluções para a tarefa

Respondido por dharduin
63
A água não escapa do bebedouro devido a diferença de pressão.

A pressão no interior do frasco que contém água e ar, ou seja, na parte interna do bebedouro é maior que a pressão externa.

Se repararmos, o orifício por onde o pássaro bebe a água fica na base do bebedouro por dois motivos:

A primeira razão é mais óbvia, para o animal conseguir acessar a água. Caso fosse ao meio do frasco ou mais próximo do topo, conforme fosse consumida, a água não seria mais alcançada pelo bico da ave.

O segundo motivo é por causa da da pressão que a coluna de água exerce sobre a saída de água do bebedouro. Esta pressão se chama Pressão Hidrostática.

Conforme a coluna de água diminui, a pressão hidrostática é menor, mas ainda é suficientemente maior para manter a água no interior do frasco, já que a pressão externa é menor.

Desta forma, quando a ave suga a água, a pressão externa é maior que a pressão do interior do frasco, e assim a água sai.
Respondido por ghhh58
2

Explicação:

ao experimento TORICEL em ambos há uma coluna liquida que é "sustentada" pela pressão externa se iguala com a pressão interna,isso faz o liquido permanecer no interior do bebedouro.

Perguntas interessantes