Um parágrafo de conclusão sobre a automedicação
Soluções para a tarefa
Resposta:
A automedicação deve ser evitada,e para que isso aconteça é necessário fazer alertas aos danos que um medicamento errado pode causar em sua saúde mental ou corporal.
A abordagem do tema pode ser feito em farmácias;postos de atendimentos de primeiros socorros;em escolas;e onde vai ser visto por mais pessoas,em redes sociais.
Explicação:
Resposta:
Automedicação consiste no ato de tomar remédios por conta própria, sem orientação médica, e mesmo os medicamentos sendo os principais causadores de intoxicação, muitas vezes são vistos como uma solução para o alívio imediato. O abuso de remédios ou até sua conservação inadequada traz inúmeras consequências a saúde populacional
Entende–se que a automedição se dá por vários fatores culturais, sendo um de muitos a banalização de remédios, que por um lado são muito fáceis de conseguir, levando a compra excessiva, armazenação inadequada, risco do consumo pôs-validade... e por outo lado tem-se a dificuldade de aceso a serviços públicos e a circulação livre de medicamentos no mercado, que reflete em “dores comuns do dia a dia”, como quando tem uma dor de cabeça com febre, por que esperar 3 horas na fila do posto para um diagnóstico, se posso tomar uma novalgina ou um paracetamol e ter um alivio momentâneo.
Somos constantemente bombardeados com muitas propagandas sempre, e a indústria farmacêutica investe muito em publicidade de medicamentos. Existem leis especificas que delimitam a publicidade de remédios, mas como muitos não respeitam, somos expostos a uma mensagem errada do produto. Para o público em geral, só é permitida a publicidade de medicamentos de venda isenta de prescrição médica, e mesmo assim as empresas que produzem medicamentos isentos de prescrição investiram um total de R$ 863 milhões em publicidade no ano passado
A mudança da cultura da automedicação começa dentro do consultório médico durante a consulta. Se a iniciativa não vem do profissional, faça você as perguntas e esclareça sua situação de saúde no momento, como informar de uma alergia, se você utiliza outro medicamento, se ingere regularmente álcool ou drogas, como é a alimentação.... e é papel do médico lhe informar os efeitos colaterais, quantidade, forma de tomar, se o tal remédio causa dependência. Assim como essas, é importante providenciar algumas medidas para atenuar a automedicação.