Um país não se faz só de estereótipos, ou o Brasil seria apenas a terra do samba, da praia, da Amazônia, do Carnaval. Felizmente, somos também a terra do axé, do maracatu, da bossa nova, da mistura. Do cerrado, dos cânions, das serras, do Pantanal. Do Réveillon mais famoso do mundo, sim, mas também das festas de reinado, de São João, do Boi Bumbá. Mas mais do que isso: o Brasil sabe sempre inventar mais um pouquinho. Todo verão surge uma nova praia do ano. Espaço para isso é o que não falta num litoral de mais de nove mil quilômetros de extensão. Com essas diversas opções para férias, lazer, descanso, faz com que o Brasil seja muito forte na área turística, assim o desenvolvimento da atividade turística no Brasil relaciona-se especialmente com os possíveis efeitos na redução da pobreza e das desigualdades por meio da geração de novos postos de trabalho e da contribuição para o desenvolvimento sustentável regional.
No gráfico são mostrados três cenários, pessimista, previsível, otimista a respeito da geração de empregos pelo desenvolvimento de atividades turísticas.
De acordo com o gráfico, é possível afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
No cenário otimista, a geração de emprego entre 2006 e 2009 mais do que dobrou.
Alternativa 2:
A mediana da geração de emprego no cenário pessimista, foi necessariamente igual a média.
Alternativa 3:
Em ambos os cenários, no ano de 2009 a moda da geração de empregos é um valor igual a média.
Alternativa 4:
Em ambos os cenários, no ano de 2009 a mediana da geração de empregos é um valor maior no cenário previsível.
Alternativa 5:
Entre os anos de 2006 até 2009, no cenário previsível, a geração de emprego foi em média de aproximadamente, 74 mil empregos gerado ao ano.
Soluções para a tarefa
Alternativa 1: No cenário otimista, a geração de emprego entre 2006 e 2009 mais do que dobrou.
O Brasil apresenta diversas opções de lazer e turismo (Carnaval, Réveillon, praias, Pantanal, Nordeste, Amazônia, Festas de São João e Boi Bumbá, entre vários outros exemplos). O Brasil é muito forte na área do turismo, sendo o desenvolvimento da atividade turística no Brasil relacionado com os possíveis efeitos na redução da pobreza, das desigualdades e do desenvolvimento sustentável regional.
O gráfico (em anexo) mostra três cenários, pessimista, previsível, otimista a respeito da geração de empregos pelo desenvolvimento de atividades turísticas. E é possível observar que o cenário otimista de geração de emprego mais do que dobra no período de 2006 e 2009.
Bons estudos!
Resposta:
Larissa Moura, no cenário otimista, de 2006 a 2009 a geração de empregos não dobrou, refaça os cálculos novamente.
353,8 em 2006; já em 2010 são 682,0
+ 353,8 = 707,6, ou seja, se nem em 2010 dobrou, quiçá em 2009.
353,8
Explicação passo-a-passo:
Alternativa 5
Basta ir somando manualmente desde 2006 no cenário previsível que inicia com 294,8 ---> 2006 até 2009 com 516, acrescente 74 mil ao ano até chegar em 2009 que dá o resultado.