Um padrão comum na reprodução de todos os seres vivos é
Soluções para a tarefa
Resposta:
Reprodução Assexuada. É a forma mais simples de reprodução, envolvendo apenas um indivíduo. No caso de organismos unicelulares, por exemplo, a reprodução é feita a partir da fissão da célula que se divide em duas, originando dois novos organismos.
espero ter ajudado ( :
Resposta:
bom que só tem dois tipos que são
Reprodução assexuada
Na reprodução assexuada um organismo se reproduz sem receber células de outro indivíduo da espécie.
Nesse tipo de criação de novos indivíduos ocorre o desprendimento de uma ou mais células de um ser gerador para dar origem a outro. Portanto, surgem organismos geneticamente idênticos.
Os quatro principais tipos de reprodução assexuada são: divisão binária, fragmentação, esporulação e brotamento.
Divisão binária, cissiparidade ou bipartição: neste tipo de reprodução, comum em bactérias e protozoários, o organismo progenitor divide-se ao meio e gera novos indivíduos. Com isso, ele deixe de existir ao surgir seus descendentes.
Fragmentação: neste tipo de reprodução as partes do indivíduo se separam do seu corpo e se regeneram. A partir desses fragmentos surgem novos indivíduos. Ocorre em planárias e equinodermes, como a estrela-do-mar.
Esporulação: trata-se da origem de novos seres vivos iniciada pela formação de células reprodutivas criadas em órgãos reprodutores chamados de esporângios. Essas células, chamadas de esporos, germinam e formam os descendentes quando estão em condições favoráveis. Pode ocorrer em bactérias, protozoários e fungos.
Brotamento: ocorre pela formação de brotos que se separam do corpo dos indivíduos progenitores e desenvolvem vida independente, mas também podem se desenvolver no local onde se originaram. Esse processo faz parte de algumas bactérias, fungos, poríferos e cnidários.
Leia também: Reprodução: o que é, tipos e exemplos
Reprodução sexuada
A reprodução sexuada ocorre através da união dos gametas masculino e feminino. Esse tipo de reprodução é característica de animais, plantas, algas e fungos.
Os gametas são células sexuais especializadas, que carregam as características genéticas que os descendentes herdarão. Essas informações estão dentro dos cromossomos, localizados no núcleo das células.
Por exemplo, os gametas presentes nos animais são chamados de espermatozoides (masculino) e óvulos (feminino). Nas plantas, essas células recebem o nome de anterozoides (masculino) e oosferas (plantas).