Um paciente usuário de glibenclamida, uma semana após entrar em tratamento para tuberculose com esquema RIP (rifampicina+isoniazida+pirazinamida), começa a apresentar um quadro clínico típico de altas concentrações de glicose no sangue. Suspeita-se de que esse seja um caso de interação medicamentosa, pois a glibenclamida é substrato de CYP3A4 e a rifampicina é indutor do CYP3A4. Uma análise completa dessa situação leva à conclusão de queÔ o sistema RIP pode induzir a produção de glicose mantida sob reserva no fígado.O as enzimas dos sistemas CYP são passíveis de indução enzimática promovida por fármacos.O a administração da glibenclamida no mesmo horário da medicação RIP deve ser evitada para esse paciente.@ o esquema RIP promove interações apenas no tratamento da síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA ou AIDS).O a hipótese de interação não tem fundamento, pois os processos enzimáticos são imediatos e, no caso, se manifestaram uma semana após o inicio do tratamento
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa B) as enzimas dos sistemas CYP são passíveis de indução enzimática promovida por fármacos.
As enzimas do CYP são responsáveis pela metabolização de substâncias externas, como os fármacos e a rifampicina altera a atividade dessas enzimas citocrômicas.
O problema é que ao alterar a ação das enzimas do CYP, todo o metabolismo de outros fármacos será modificado, dificultando o processamento deles.
É por isso que o paciente está apresentando sintomas de altas doses, pois as doses que está recebendo não estão sendo metabolizadas corretamente.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás