Um paciente do sexo masculino, com 75 anos deidade, foi diagnosticado com doença de Parkinson.No momento, apresenta os principais sintomascompatíveis com a morte massiva dos neurônios daparte compacta da substância negra.Considerando o exposto, avalie as afirmações abaixo.I. Na doença de Parkinson há, principalmente,a morte de neurônios da parte compactada substância negra, que liberam, em seusterminais, acetilcolina nos núcleos caudado eputâmen (estriado) do telencéfalo.II. Os principais sintomas da doença de Parkinsonsão tremor de repouso, bradicinesia,micrografia, diminuição da expressão facial,depressão e sinais de demência.III. Na lesão dos núcleos da base, o tônusmuscular caracteriza-se como hipertoniaelástica, na qual os grupos muscularesagonistas e antagonistas são acometidos deforma diferente.IV. A lesão dos núcleos da base requer otratamento fisioterapêutico que priorizeexercícios que visem ao treino funcional,à orientação familiar e à prevenção decomplicações secundárias.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B II e IV.C III e IV.D I, II, III.E I, II, IV
#ENADE
Soluções para a tarefa
I. Na doença de Parkinson há, principalmente, a morte de neurônios da parte compactada substância negra, que liberam, em seus terminais, acetilcolina nos núcleos caudado e putâmen (estriado) do telencéfalo.
Falso. Na doença de Parkinson o que ocorre é a morte das células que se localizam na região da substância negra, mas que produzem dopamina, responsáveis por auxiliar nas correntes nervosas pelo corpo.
II. Os principais sintomas da doença de Parkinson são tremor de repouso, bradicinesia,micrografia, diminuição da expressão facial,depressão e sinais de demência.
Correto. O problema gerado pela redução da dopamina é grande. Uma pessoa com Parkinson vai enfrentar tremores constantes, movimentos lentos, dificuldades de manter uma postura ereta e etc.
III. Na lesão dos núcleos da base, o tônus muscular caracteriza-se como hipertonia elástica, na qual os grupos musculares agonistas e antagonistas são acometidos deforma diferente.
Falso. No Parkinson ocorre o que chamamos de hipertonia plástica.
IV. A lesão dos núcleos da base requer o tratamento fisioterapêutico que priorize exercícios que visem ao treino funcional, à orientação familiar e à prevenção de complicações secundárias.
Correto. O fisioterapeuta pode auxiliar na melhora do bem-estar do paciente com Parkinson, estimulando movimentos funcionais e orientando a família a lidar com o indivíduo.
Correto, portanto, o que se afirma em:
B. II e IV.
A alternativa correta sobre as considerações acerca da Doença de Parkinson, é:
B II e IV.
I. Falso. Na verdade, durante a doença de Parkinson, passa a ocorrer a morte gradual de neurônios na região da substância negra. Como resultado, o corpo passa a produzir menos dopamina, substância fundamental para a comunicação neural, que passa a ser gradualmente reduzida, ocasionando a redução do movimento muscular.
II. Verdadeiro. Os sintomas da doença de Parkinson estão bem descritos, principalmente por conta da redução gradual de dopamina, um hormônio não somente associado ao prazer (que gera depressão em sua falta), mas também ativador da comunicação neuronal.
III. Falso. Na doença de Parkinson, ocorre a hipertonia plástica.
IV. Verdadeiro. O apoio familiar e a orientação fisioterápica representam alguns dos direcionamentos mais importantes para se lidar corretamente com esta doença complexa.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/3156007