Um Paciente do sexo feminino, leucoderma, 26 anos de idade, fumante de 20 cigarros diários desde os 16 anos de idade, procura atendimento na faculdade para exame de lesão branca em língua, com seis meses de duração, que varia quanto aos sintomas, apresentando ardor ou comportando-se de maneira assintomática. A expressão da lesão, por sua vez, varia entre dois e quatro centímetros, ora com aspecto mais eritematoso, ora mais esbranquiçado. A paciente procurou um cirurgião-dentista no início do processo, que realizou uma biópsia, cujo resultado apontou para um papiloma. A biópsia foi repetida e o resultado se confirmou. Frente a este resultado, foi colocada em regime de acompanhamento. Como o processo não se resolveu e o quadro se agravou, procurou por atendimento especializado. Atualmente, percebe-se lesão branca com áreas eritematosas de permeio, não removível à raspagem, ocupando borda e ventre lingual do lado direito, estendendo-se pouco ao assoalho, com pequenas áreas focais vegetantes. Medindo cerca de 4cm de diâmetro, assintomática. Assinale a afirmação verdadeira dentre as seguintes.
Escolha uma:
a. Se a paciente apresentasse linfadenopatia regional inflamatória, poderíamos pensar em processo infeccioso de etiologia fúngica como tuberculose ou actinomicose.
b. Considerando-se a possibilidade de queratose irritativa, a conduta recomendável seria a suspensão do consumo de cigarro e aplicação de corticosteróide tópico por algumas semanas.
c. A variação no aspecto clínico e o resultado de exame anterior apontando papiloma sugerem lesão infecciosa do tipo candidose hiperplásica não homogênea.
d. A história e a descrição clínica do caso são compatíveis com uma lesão cancerizável do tipo leucoplasia, variante não homogênea.
e. Essa localização, língua e assoalho, o sexo feminino, a história de variabilidade de expressão e a idade sugerem fortemente líquen plano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: aleta D)
Explicação:
A história e a descrição clínica do caso são compatíveis com uma lesão cancerizável do tipo leucoplasia, variante não homogênea.
Respondido por
1
Resposta:
d. A história e a descrição clínica do caso são compatíveis com uma lesão cancerizável do tipo leucoplasia, variante não homogênea.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás